PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Curling mostra força do Canadá e apresenta fenômeno Martin

1 mar 2010 - 01h55
(atualizado às 08h41)
Compartilhar

Constantemente chamado de "bocha no gelo" pelos brasileiros, as provas de curling realizadas nos Jogos de Inverno de Vancouver mostraram a força do país sede no esporte e ainda apresentaram o fenômeno Kevin Martin, capitão da seleção masculina.

O capitão, apelidado de "The Bear" (o urso) pelos canadenses, não sentiu o gosto da derrota nessa Olimpíada. Sempre com o semblante sério e olhar atento na pista, a equipe liderada por Martin passou por Estados Unidos, Dinamarca, China, França, Alemanha, Grã-Bretana, Suécia, Suíça até superar a Noruega, na final por 6 a 3.

Ao eliminar uma pedra do time norueguês cravando o placar e garantindo sua primeira medalha olímpica, a expressão compenetrada do capitão foi trocada por um sorriso ao ser abraçado pelos companheiros Ben Hebert, Marc Kennedy e John Morris, este último seu fiel escudeiro que também assinou importantes jogadas para o Canadá.

Aos 43 anos, Martin não tem mais o físico de atletas de ponta como o nadador Michael Phelps ou o jogador de futebol Lionel Messi no futebol. Mesmo assim, o careca capitão canadense conseguiu arrancar gritos ensurdecedores do ginásio com suas jogadas mágicas e pontos decisivos nesta escalada do Canadá ao lugar mais alto do pódio.

Se do lado masculino do curling o Canadá foi impecável, o lado feminino batalhou bastante, mas acabou caindo na final. Lideradas pela capitã Cheryl Bernard, as atletas só sofreram uma derrota na primeira fase. Depois de bater a Suíça na semifinal, as canadenses foram à final e lotaram o estádio de esperança na busca de mais um ouro. No entanto, o Canadá não teve um bom rendimento e ainda enfrentou uma boa partida da jogadora Anna Le Moine, que acertou 90% de duas tentavias, uma média exemplar.

Mesmo não tendo o mesmo desempenho que a seleção masculina, as mulheres do curling fizeram uma boa campanha comandadas por Cheryl Bernard e provaram a força do Canadá no esporte garantindo seu posto como potência na categoria com suas medalhas de ouro e prata.

Confira os medalhistas do curling

Feminino

Suécia - ouro

Canadá - prata

China - bronze

Masculino

Canadá - ouro

Noruega - prata

Suiça - bronze

Curling (M) - CAN 6 x 3 NOR - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade