4 eventos ao vivo

Em dia de luto, alemão lidera luge e vira favorito ao ouro

14 fev 2010
00h22
atualizado às 02h39
Anderson Giorge
Direto de Whistler

No primeiro dia de prova oficial do luge em Vancouver, o alemão Felix Loch saiu na frente na briga por uma medalha de ouro nos Jogos de Inverno. Com uma garoa fina, que depois se transformou em neve, o atleta completou o primeiro dia de competição com 1min36s570, levando em conta as duas descidas, e espera seguir na liderança nas próximas etapas.

"Foi realmente um excelente dia. É inacreditável terminar em primeiro, mas espero manter essa posição na terceira e quarta descidas", afirmou o alemão. A terceira descida será realizada apenas às 19h (de Brasília) deste domingo. A grande final ocorrerá duas horas mais tarde, às 21h, decidindo quem levará o ouro em Vancouver 2010.

Mesmo com a torcida muito agitada em volta da pista, o sábado foi triste e marcado por várias homenagens ao atleta Nodar Kumaritashvili, que morreu na última sexta-feira depois de bater violentamente e parar fora do Sliding Centre de Whistler.

Vários atletas entraram com uma tarja preta colada aos seus capacetes, assim como alguns treinadores colocaram em seus braços. No telão, o Comitê Organizador também colocou no telão uma foto em homenagem a Kumaritashvili.

Por causa da tragédia, a Federação Internacional de Luge (FIL) decidiu mudar o ponto de saída da largada masculina para o antigo das mulheres, que também mudou, reduzindo sensivelmente a velocidade. Além disso, uma parede foi erguida no local que o georgiano caiu.

Além disso, o compatriota Levan Gureshidze, que estava inscrito na prova, acabou desistindo de competir. Ainda não há confirmação dos motivos, mas tudo indica que a morte de seu companheiro fez o competidor desistir.

A Alemanha ainda conquistou o segundo melhor tempo somando a primeira e segunda descidas, com David Moeller, que cravou 1min36s852. O italiano Armin Zoeggeler foi o terceiro, com 1min37s002.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Veja acidente que matou atleta do luge nos Jogos
Fonte: Terra
publicidade