PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Em disputa aérea, favorito não se classifica e vê domínio chinês

23 fev 2010 - 01h17
(atualizado às 03h31)
Compartilhar

Depois de acertar manobras radicais no primeiro salto e abrir vantagem, o esquiador bielo-russo Anton Kushnir caiu no segundo salto na categoria aérea do esqui estilo livre e foi desclassificado para a final, contrariando expectativas. Entre os 12 qualificados, três atletas chineses seguem na briga, com destaque para Jia Zongyang, 18 anos.

Após dominar os eventos da Copa do Mundo, o nome de Anton Kushnir era dado como certo no pódio da competição. Porém, o crescente domínio da China, que possuí quatro atletas entre os sete primeiros colocados no ranking, foi comprovado novamente na prova classificatória realizada nesta terça-feira.

Jia Zongyang fez o maior número de pontos na soma dos dois saltos, 242.52, seguido de perto pelo americano Ryan St. Onge e o suíço Thomas Lambert. Além da China, Canadá e Bielo-Rússia vão terão três representantes na final, que acontece na quinta-feira (25).

Entenda a prova aérea do esqui estilo livre

Na prova aérea do esqui estilo livre, cada competidor tem duas tentativas para saltar, tanto na classificação como na final, que reúne os 12 melhores atletas. Depois de descer uma rampa, o atleta arrisca uma manobra aérea e recebe cinco notas dos juízes.

A melhor e a pior nota são descartadas e as outras três são somadas. A ordem de apresentação é definida por sorteio na qualificação. Na decisão, os donos das melhores manobras da etapa anterior se apresentam por último. A pontuação da primeira fase não é levada em conta nas finais.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui - Estilo Livre (F) - Aerial - Classificatórias:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade