0

Em disputa violenta, Eslováquia elimina Noruega no hóquei

24 fev 2010
04h18
atualizado às 05h11

Uma cena terrível marcou o confronto de hóquei entre Noruega e Eslováquia na repescagem para as quartas de final da Olimpíada, nesta terça-feira (horário de Vancouver). Aos 6min de jogo, o defensor norueguês Ole-Kristan Tollefsen acertou uma cotovelada no eslovaco Lubos Bartecko, que foi retirado de maca e não viu sua equipe vencer por 4 a 3.

A entrada duríssima do norueguês fez com que Bartecko caísse desacordado sem seu capacete no ringue de gelo, sangrando muito. O atleta foi retirado de maca e levado a um hospital de Vancouver. A partida teve de ser paralisada por 10min, e Tollefsen foi expulso e estará suspenso na próxima partida da sua equipe.

Com o recomeço do jogo, encontrões e disputas agressivas pelo disco fizeram com que eslovacos e noruegueses estabelecessem o equilíbrio na base da força. Tendo de ficar cinco minutos com um jogador a menos, a Noruega levou dois gols em seguida, mas conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo com Mats Aassen.

Na volta para a segunda etapa, os noruegueses buscavam incessantemente o empate, mas esbarravam na grande atuação do goleiro eslovaco Jaroslav Halak. E a igualdade só veio no último décimo de segundo para acabar a segunda etapa, aos 19min59s, com uma tacada certeira de Anders Bastiensen.

A terceira etapa ganhou emoção e também em cautela, já que qualquer erro poderia comprometer o objetivo de enfrentar a Suécia na decisão das quartas de final. No fim do jogo, Miroslav Satan colocou a Eslováquia de novo à frente no placar, garantindo a classificação.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade, e a disputa vai para as cobranças alternadas de shootouts, em que os atletas avançam sozinhos do meio do ringue e tentam superar o goleiro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - CAN 8 x 2 GER
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade