PUBLICIDADE

Em jogo das viradas, Finlândia vence e fica com o bronze no hóquei

28 fev 2010 02h21
| atualizado às 04h36
Publicidade

Depois de uma campanha impecável na primeira fase e de perder para os Estados Unidos na semifinal, a Finlândia entrou como favorita na disputa pela medalha de bronze com a Eslováquia. Porém, os finlandeses encontraram um adversário combativo neste sábado (horário de Vancouver), que venderam caro o resultado final de 5 a 3.

O confronto marcado por viradas de placar, em que o destaque foi o goleiro finlandês Mikka Kipprusoff, quem aplicou a primeira reviravolta foram os eslovacos. O gol de Sami Salo, no fim do primeiro tempo, parece ter dado forças aos eslovacos, que reagirem depois do primeiro intervalo.

O saldo de três gol a favor e nenhum contra para a Eslováquia no segundo tempo mexeu com os brios dos finlandeses, comandados pelo experiente atacante Niklas Hagman. Foi dele o segundo gol da Finlândia no início do terceiro tempo, para botar fogo nos minutos finais da partida.

Para aumentar o drama dos eslovacos, que brigavam pela primeira medalha no hóquei, o oportunista Olli Jokinen marcou os dois gols da nova virada em menos de três minutos. Restando 12min pro fim do jogo, o 4 a 3 para a Finlândia só era mantido graças à grande atuação do goleiro Mikka Kipprusoff. Jogando com um atacante no lugar do goleiro, a Eslováquia ainda levaria o gol de misericórdia com Valtteri Filppula.

A Finlândia encerra a competição com a medalha de bronze consagrando a boa campanha, com quatro vitórias e apenas a derrota por 6 a 1 para os Estados Unidos, que disputarão o ouro com o Canadá neste domingo.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata.

Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os shootouts - cobranças alternadas em que o jogador conduz o disco a partir do meio do ringue e tenta marcar o gol.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - USA 6 x 1 FIN:
Fonte: Terra
Publicidade