PUBLICIDADE

Emocionado, Berlusconi telefona para celebrar 1º ouro italiano

28 fev 2010 - 11h06
Compartilhar

Ganhadora de cinco medalhas de ouro na Olimpíada de Turim, em 2006, a Itália não passará em branco quatro anos depois, em Vancouver, graças a Giuliano Razzoli, campeão da prova de slalom do esqui alpino. A vitória significou tanto para o país que o atleta foi cumprimentado por dois nomes de peso na noite de sexta-feira: o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente, Giorgio Napolitano.

À agência italiana Ansa, Berlusconi declarou-se emocionado logo após a prova de slalom, que rendeu alegrias à todo o país, segundo o político. Para celebrar, ele até telefonou a Vancouver, cumprimentando pessoalmente o presidente do Comitê Olímpico Italiano (Coni), Gianni Petrucci, já que no momento da ligação Razzoli estava recebendo a medalha de ouro.

Com um telefonema em um horário mais oportuno, o presidente da Itália, Napolitano, conseguiu falar com Razzoli. De acordo com o que o atleta divulgou aos repórteres em Vancouver, a conversa chegou até a ser bem humorada. "Presidente, chame-me de 'você', eu que tenho de chamá-lo de 'senhor'", afirmou ele ao mandatário, que até aquele momento vinha utilizando um tratamento formal para se referir ao atleta, 25 anos.

Campeão, o jovem igualou seu ídolo e atualmente mentor, Alberto Tomba, que triunfou no slalom também no Canadá (em Calgary 1988), e diminuiu a frustração italiana na atual Olimpíada. "Em casa todo mundo estava desapontado. Havia muita pressão, mas tentei não pensar nisso e apenas esquiar da melhor maneira possível", disse.

Antes da medalha de ouro do sábado, a Itália só havia conquistado uma prata e três bronzes. Muito pouco para um país que em Turim fechou sua participação no nono lugar, com cinco ouros e seis bronzes.

Entenda a prova de slalom do esqui alpino

O slalom tem o percurso mais curto e as voltas mais rápidas do esqui alpino. Assim como no slalom gigante, os competidores descem a montanha duas vezes, em direções diferentes, mas com a mesma inclinação. Os tempos são somados e o atleta mais rápido fica com o ouro.

O número de portas (espécies de obstáculos feitos com hastes e bandeira) costuma ser de 60 a 65 para homens e 50 a 55 para as mulheres. Ocasionalmente, um competidor que perdeu uma porta termina o percurso e consegue um tempo oficial, mas é punido. O atleta também pode ser desclassificado caso o replay mostre que ele não passou corretamente por alguma das portas.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui Alpino Slalom (M) - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade