0

"Harry Potter" dá novo show e conquista 2º ouro em Vancouver

20 fev 2010
19h29
atualizado às 21h21

Simon Ammann consagrou-se como o "rei do ski jumping" nos Jogos de Vancouver neste sábado. O saltador suíço, conhecido como "Harry Potter" em virtude da semelhança com o personagem de J.K. Rowling, já havia conquistado o ouro na prova de rampa normal (90 m) e, nesta tarde, ficou com a primeira colocação também na rampa grande (120m).

Com o segundo ouro, Ammann repete o feito dos Jogos de Salt Lake City, em 2002, quando venceu as duas provas do ski jumping individual. Além disso, apaga de vez a pífia atuação na Olimpíada de Turim, em 2006 - na ocasião ficou no 38º lugar (na pista normal) e na 15ª colocação (na pista grande).

Ammann também tornou-se o primeiro saltador da história com quatro medalhas de ouro individuais. O lendário finlandês Matti Nykaenen também conquistou quatro ouros olímpicos em sua carreira, mas um deles na prova por equipes.

A curiosidade da prova deste sábado é que o pódio da rampa grande acabou sendo formado pelos mesmos atletas e na mesma sequência da plataforma normal.

Para ficar com o ouro neste sábado, Ammann conseguiu 283.6 pontos. Já Adam Malysz somou sua terceira medalha de prata em Jogos de Inverno - havia conquistado o segundo lugar na rampa grande em 2002.

Em Vancouver, o polonês foi o segundo colocado na plataforma normal, repetindo o feito na rampa grande ao marcar 269.4 pontos.

A terceira colocação, assim como na rampa normal, ficou com o austríaco Gregor Schlierenzauer, dono de 262.2 pontos.

Entenda as provas de ski jumping do ski jumping

O ski jumping é disputado apenas por homens na Olimpíada de Vancouver. O competidor tem que saltar a maior distância possível com o esqui e a qualidade do movimento também é avaliada pelos juízes. A final reúne 50 atletas (35 vindos da qualificação e os 15 melhores do ranking).

As provas individuais são divididas em rampa grande (120 m) e rampa normal (90 m). A única alteração é justamente o ponto no qual o atleta prepara o salto. Há ainda a prova por equipes, formada por quatro atletas. Todos saltam individualmente e têm os pontos somados. A equipe que pontuar mais no total fica com o ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Com informações da EFE



Confira entrega de medalhas do dia 19, em Vancouver
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade