PUBLICIDADE

"Maratona" e final do hóquei são atrações do último dia

28 fev 2010 07h28
Publicidade

Duas medalhas de ouro estarão em jogo neste domingo, o último dia de competições da Olimpíada de Inverno de Vancouver. A prova de 50 km em largada em massa do cross country, conhecido como "maratona do esqui", será disputada a partir das 14h30 (de Brasília). Mais tarde, às 17h15, Estados Unidos e Canadá se enfrentam na aguardada final do hóquei masculino.

No cross country, o norueguês Petter Northug terá a última chance de faturar um ouro individual nos Jogos, já que venceu a prova de perseguição por equipes e ficou com a prata no revezamento 40 km. "Sozinho", porém, só conseguiu um bronze na prova de velocidade estilo clássico.

Outras destaques da disputa serão o sueco Marcus Hellner, que levou o ouro nos 30 km de perseguição e ajudou o time de seu país a superar a Noruega no revezamento, e Dario Cologna, da Suíça, que faturou o título olímpico na prova de 15 km em estilo livre.

Mas o evento mais esperado do dia de despedida dos Jogos no país-sede é a final do hóquei. Não só por se tratar do esporte mais popular do Canadá, mas também pela grande quantidade de "ingredientes" em que a partida contra os Estados Unidos está cercada.

De um lado, o time jovem dos americanos, que não era apontado entre os favoritos antes de a disputa começar, mas surpreendeu e agora tem a chance de conquistar a terceira medalha de ouro olímpica (já ganhou em 1960 e 1980).

Do outro, os canadenses, que contam com o apoio da torcida para vingar a derrota sofrida para os Estados Unidos na primeira fase em Vancouver e conquistar o oitavo ouro. Batidos por 5 a 3 naquele duelo, os donos da casa acabaram em segundo do grupo e foram obrigados a disputar um jogo-extra contra a Alemanha para irem às quartas de final.

"Estamos ansiosos e prontos para jogar contra os Estados Unidos. Vamos nos divertir", afirmou o goleiro do time anfitrião, Roberto Luongo. "Será um grande jogo, mas não vamos mudar nossa forma de jogar", disse o colega americano, Ryan Miller.

Depois da final do hóquei, o Canadá se despede da Olimpíada de Inverno com a cerimônia de encerramento, que está programada para as 22h30 (de Brasília), no BC Place. A próxima edição dos Jogos de Inverno será na cidade russa de Sochi, em 2014.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - CAN 3 x 5 USA:
Fonte: Terra
Publicidade