0

Na prorrogação, Finlândia bate Suécia e conquista bronze no hóquei

25 fev 2010
18h20
atualizado às 19h15

A disputa da medalha de bronze no hóquei feminino foi muito emocionante. A partida entre duas equipes europeias, Finlândia e Suécia, que se conhecem, não poderia deixar de ser truncada. E decidida na prorrogação. As finlandesas souberam se aproveitar da falha sueca e venceram por 3 a 2, terminando a competição com o terceiro lugar no pódio.

O jogo, que foi realizado no Canada Hockey Place lotado, deu uma prévia do que pode ser a final entre Estados Unidos e Canadá. Ambas as equipes investiram na defesa e no contra-ataque. E a tática acabou dando certo para as finlandesas, que aproveitaram o sistema golden goal (gol de ouro, quem marcar primeiro, vence) da prorrogação e ficaram como bronze.

O primeiro período de jogo foi bem disputado e terminou 0 a 0. Já no segundo período, a Finlândia conseguiu marcar um gol aos 4min, com Heidi Pelttari. Aos 12min, Maria Rooth empatou para a Suécia. A finlandesa Michelle Karvinen ainda conseguiu desempatar a partida aos 16min.

No terceiro período, a Suécia reagiu e empatou novamente aos 5min, com Danijela Rundqvist.

O jogo foi para a prorrogação, e com um gol "polêmico" de Saara Tuominen (o disco bateu nos patins da finlandesa, mas encostou no taco de uma jogadora sueca e foi validado), aos 2min, a Finlândia ficou com o bronze olímpico.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Meninas do hóquei trocam socos em partida
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade