0

NHL ameaça tirar atletas do hóquei olímpico a partir de 2014

19 fev 2010
08h38
atualizado às 08h44

Vancouver pode ser palco da última vez em que jogadores da NHL (liga profissional americana de hóquei masculino) participam da Olimpíada de Inverno. Alegando um alto prejuízo, dirigentes da competição ameaçaram impedir os atletas de participarem do evento internacional.

Inserido no programa olímpico em 1920, o hóquei para homens é uma das modalidades mais tradicionais da competição. Porém, os atletas da NHL, criada em 1917, só foram liberados a disputar a partir de Nagano 1998. Quatro edições depois, eles podem se despedir, ficando longe de Sochi 2014.

"Isso nos custa dinheiro e interrompe nossa temporada", disse na última quinta-feira o comissário da liga, Gary Bettman, segundo publica o jornal americano The New York Times. A cada quatro anos, o campeonato profissional tem de ser paralisado por duas semanas devido aos Jogos.

Em Vancouver, nada menos que 141 dos 276 atletas presentes são oriundos da NHL, o que leva as franquias a reclamar muito devido ao risco de eventuais lesões. "O valor dos contratos dos nossos jogadores que estão aqui é de US$ 2,1 bilhões (R$ 3,8 bilhões)", afirmou Bettman.

Para evitar a participação dos astros nos Jogos Olímpicos a partir de 2014, os dirigentes da competição americana têm de entrar em um acordo com a associação dos jogadores, até aqui favorável à manutenção do cenário atual.

Além de perder os principais jogadores de hóquei masculino do planeta, a Olimpíada de Sochi corre o risco de não contar mais com as mulheres do mesmo esporte. Devido ao desnível do torneio em Vancouver, onde as donas da casa vêm dominando as ações com muita facilidade, o evento pode ser riscado do calendário.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - USA 6 x 1 NOR
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade