PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

No cross-country, Jogos consagram "rainha" com 3 ouros

1 mar 2010 - 01h52
(atualizado às 06h24)
Compartilhar

Das seis provas femininas do esqui cross-country realizadas na Olimpíada de Vancouver, cinco contaram com a presença de Marit Bjoergen no pódio. Brilhante até quando não era a maior favorita, a norueguesa conquistou três medalhas de ouro, perdeu a quarta por apenas 0s3, faturou um bronze e só não brilhou na disputa de que não participou: a de sprint por equipes.

Curiosamente, uma das grandes estrelas dos Jogos sofre de asma e por isso chegou a gerar polêmica no Canadá. Derrotada por ela nas disputas de revezamento (por equipes), perseguição e sprint (individualmente), a polonesa Justyna Kowalczyk atacou dizendo que a rival não ganharia nada disso se não tomasse remédios para combater a doença - as doses ingeridas por Bjoergen são avalizadas pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

Como consolo, Kowalczyk ao menos ratificou os títulos do Campeonato Mundial e da Copa do Mundo na prova de saída de massa (estilo clássico), vencendo a "maratona" de 30 km com o tempo de 1h30min33s7, apenas 0s3 à frente da norueguesa, que só teve confirmada a prata após a observação do photo-finish.

Rumo à conquista no sprint individual, Bjoergen teve de superar uma das atletas que mais emocionou o público no Canadá. Trata-se da eslovena Petra Majdic, que era favorita à conquista da prova até se acidentar durante um treinamento e quebrar quatro vértebras. Contrariando os conselhos dos médicos, a atleta resolveu competir mesmo assim e ganhou uma medalha de bronze. Ao final, todo o esforço lhe rendeu o prêmio Terry Fox, dado a atletas considerados exemplos de determinação e humildade diante de adversidades.

Para completar a festa da Noruega no esqui cross-country, Oystein Pettersen e Petter Northug conquistaram a medalha de ouro na prova masculina do sprint por equipes. No último dia de competições, Northug ainda coroou a campanha do país triunfando saída de massa (estilo clássico). A marca de cinco ouros no esporte, ao final, representou mais da metade do total de vitórias do país em toda a Olimpíada de Vancouver: nove.

Também da região escandinava, a Suécia brilhou na modalidade triunfando três vezes: com Marcus Hellner, que ganhou na perseguição 30 km e no revezamento, ao lado de Daniel Rickardsson, Johan Olsson, Anders Sodergren; e com Charlotte Kalla, nos 10 km estilo livre.

Indo além, pode-se dizer que o esqui cross-country confirmou o domínio da Europa na competição. Entre homens e mulheres, foram 12 modalidades disputadas e todas só tiveram atletas nascidos no continente entre os três primeiros colocados. O melhor resultado dos "estrangeiros", assim, veio com os canadenses Devon Kershaw e Alex Harvey, que completaram o sprint na quarta colocação.

Nessa mesma prova, porém na modalidade solo, o destaque ficou para uma chegada tão emocionante quanto àquela que reuniu Bjoergen e Kowalczyk. Entre os russos Nikita Kriukov e Alexander Panzhisnskiy, apenas o photo-finish pode apontar a vitória do primeiro, já que os compatriotas cruzaram a linha de chegada no mesmo décimo de segundo.

Entre os países não europeus que tentaram a sorte no cross-country, esteve também o Brasil. Ao final, tanto Jaqueline Mourão (67ª colocada nos 10 km estilo livre) como Leandro Ribela (90º nos 15 km) tiveram desempenhos muito modestos.

Confira os medalhistas do esqui cross country

Perseguição combinada 15 + 15km

Masculino

Marcus Hellner - Suécia - ouro

Tobias Angerer - Alemanha - prata

Johan Olsson - Suécia - bronze

Perseguição combinada 7,5 + 7,5km

Feminino

Marit Bjorgen - Noruega - ouro

Anna Haag - Suécia - prata

Justyna Kowalczyk - Polônia - bronze

Revzamento 4x10km

Masculino

Suécia - ouro

Noruega - prata

República Checa - bronze

Revezamento 4x5km

Feminino

Noruega - ouro

Alemanha - prata

Finlândia - bronze

Velocidade

Masculino

Nikita Kriukov- Rússia - ouro

Alexander Panzhinskiy - Rússia - prata

Petter Jr. Northug - Noruega - bronze

Velocidade

Masculino

Nikita Kriukov- Rússia - ouro

Alexander Panzhinskiy - Rússia - prata

Petter Jr. Northug - Noruega - bronze

Velocidade por equipes

Feminino

Alemanha - ouro

Suécia - prata

Rússia - bronze

Velocidade por equipes

Masculino

Noruega - ouro

Alemanha - prata

Rússia - bronze

10km livre

Feminino

Charlotte Kalla - Suécia - ouro

Kristina Smigun-Vaehi - Estônia - prata

Marit Bjorgen - Noruega - bronze

15km livre

Masculino

Dario Cologna - Suíça - ouro

Pietro Piller Cottrer - Itália - prata

Lukas Bauer - República Checa - bronze

30km em largada coletiva

Feminino

Justyna Kowalczyk - Polônia - ouro

Marit Bjorgen - Noruega - prata

Aino- Kaisa Saarinen - Finlândia - bronze

50km em largada coletiva

Masculina

Petter Jr. Northug - Noruega - ouro

Axel Teichmann - Alemanha - prata

Johan Olsson - Suécia - bronze

Esqui cross-country (F) - Revezamento 4x5km Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade