PUBLICIDADE

Norueguês arranca no fim e conquista 2º ouro no cross-country

28 fev 2010 16h41
| atualizado às 18h04
Publicidade

Melhor do mundo no cross-country, Petter Northug "acordou" no final da prova deste domingo e, com uma arrancada espetacular, conseguiu a vitória na saída de massa (estilo clássico) do esqui cross-country. Este foi o segundo ouro do norueguês nos Jogos de Inverno de Vancouver.

Northug já havia vencido o sprint livre com a equipe norueguesa, além de ficar com a prata no revezamento 4x10 km e com o bronze no sprint clássico individual.

Neste domingo, na prova que é conhecida como maratona na neve (são 50 km), o norueguês cravou 2h05min35s5 em uma vitória apertadíssima sobre o alemão Axel Teichmann (2h05min35s8). O bronze ficou com o sueco Johan Olsson (2h05min36s5).

Na maior parte da prova, Northug não esteve nas primeiras colocações e deixou sua arrancada para a parte final. No sprint decisivo, o alemão Axel Teichmann disparou e dava a impressão de que venceria de forma até tranquila.

Contudo, Northug justificou seu favoritismo e, com uma arrancada espetacular, ultrapassou o alemão e pôde comemorar a conquista de mais um ouro.

Entenda a prova individual de estilo clássico do esqui cross-country

Diferentemente da individual estilo livre, quando cada competidor larga em um intervalo de 30s, todos os atletas largam ao mesmo tempo no estilo clássico do cross-country. A prova é chamada de maratona do esqui. Homens têm que percorrer 50 km, 20 a mais que as mulheres.

A disputa se estende por uma série de percursos. A separação entre os favoritos e os atletas pouco cotados para as medalhas às vezes só ocorre na parte final. O vencedor é o que cruza a linha de chegada primeiro. Normalmente, homens levam de 2h a até 2h10 para concluir o percurso, enquanto as mulheres precisam entre 1h25 e 1h35.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Patinadores imitam "Matrix" em exibição de gala; veja:
Fonte: Terra
Publicidade