PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Pista lenta favorece patinadores "baixinhos" em Vancouver

6 fev 2010 - 14h17
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

É o local de competição mais badalado dos Jogos Olímpicos de Inverno. Exemplo de sustentabilidade, o Richmond Olympic Oval - onde serão disputadas as provas de patinação de velocidade em percurso de longa distância - foi construído com madeira reaproveitada, tem capacidade de armazenar água da chuva para usar nos sanitários e irrigar árvores e de utilizar o calor das máquinas de fazer gelo para gerar energia.

No entanto, o local não oferece o que os patinadores mais precisam: rapidez. Como a pista foi construída apenas quatro metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica e a umidade do ar interferem no processo de congelamento, deixando o piso mais espesso e pegajoso. Ou seja, os atletas têm que fazer mais força para deslizar no gelo.

A diminuição da velocidade beneficia os atletas de baixa estatura, os que têm pernas mais curtas. Isso porque os rivais mais altos, com passadas longas, fatalmente não se aproveitarão tanto do fato de deslizar mais e, dessa maneira, terão que contar com a potência das pernas para ganhar impulsão.

Com essas condições, recordes não são esperados. Mesmo assim, a pista foi elogiada pelo americano Shani Davis, atual campeão olímpico e favorito para conquistar mais uma medalha de ouro. "As provas ficam muito mais competitivas. Essa é a pista de quem trabalha duro", disse o patinador de 1,88 m logo após vencer o primeiro evento internacional do Richmond Olympic Oval.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competicão.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competicão em seu blog no Terra.

No celular

wap: wap.terra.com.br

Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade