0

R. Checa faz gol de ouro, elimina Letônia e está nas quartas

24 fev 2010
02h34
atualizado às 08h05

Em um jogo bastante disputado e até certo ponto violento, a República Checa venceu a Letônia na prorrogação e segue na briga pela medalha de ouro nos Jogos de Inverno de Vancouver. Com a vitória por 3 a 2, o time checo ganhou o direito de enfrentar a Finlândia nas quartas de final. A partida acontece nesta quarta-feira.

No confronto com a Letônia, os checos não deram chance e abriram o placar logo no início. Aos 5 min da etapa inicial, Tomas Rolinek concluiu um power play e fez o primeiro. Seis minutos depois, Tomas Fleischmann fez aquele que seria o último gol dos checos, que mantiveram o domínio do placar no tempo seguinte, mas não conseguiram ampliar o marcador.

No último período, porém, a Letônia conseguiu converter o bom jogo que vinha fazendo em gol. Martins Cipulis, aos 12 min, deixou sua marca e recolocou novamente o time letão na disputa. Com a pressão, não demorou muito para o empate acontecer: Mikelis Redlihs, quatro minutos depois, empatou o em 2 a 2 e levou a decisão para o overtime. No entanto, David Krejic acabou com as esperanças da Letônia aos 5 min: 3 a 2.

A República Checa, porém, não terá muito tempo para comemorar, já que encara a Finlândia nesta quarta-feira, em partida que vale uma vaga na semifinal do torneio olímpico de Vancouver. Se também passar pelos finlandeses, o time encara o vencedor de EUA e Suíça, que jogam na outra partida das quartas de final.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para a disputa de shootouts.

Durante os shootouts, os jogadores fazem cobranças alternadas, partindo sozinhos em direção ao gol para tentar superar o goleiro adversário.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Veja 'pancadaria' no hóquei feminino em Vancouver
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade