PUBLICIDADE

Recordista do hóquei olímpico se aposenta da seleção finlandesa

28 fev 2010 10h17
| atualizado às 10h43
Publicidade

Após se tornar em Vancouver o jogador que fez mais pontos na história do hóquei no gelo da Olimpíada, Teemu Selanne confirmou que a vitória por 5 a 3 sobre a Eslováquia, na disputa pela medalha de bronze, neste sábado, foi seu último jogo pela Finlândia.

Ídolo do Anaheim Ducks, time que defende na NHL, a tradicional liga americana e canadense de hóquei, Selanne, 39 anos, destaca os Jogos de 2006, disputados em Turim, como o momento mais marcante de sua trajetória com o uniforme da seleção nacional.

"O time em Turim foi o melhor que a Finlândia já teve. Pude fazer parte dele, mas acabamos ficando com a prata", disse ele, lembrando-se do revés para a Suécia na decisão. Esta experiência, aliás, levou Selanne a comemorar muito mais o bronze conquistado em Vancouver.

"Quando você vence o último jogo, é absolutamente bom. É muito melhor irmos para casa após uma vitória. Todos os jogadores ficam sorrindo quando ganham o bronze", afirmou.

Enquanto Selanne fazia festa, os eslovacos não escondiam a decepção com a derrota, ainda mais depois de permitirem a virada (o país, que nunca ganhou medalha olímpica no hóquei, chegou a ter uma vantagem de 3 a 1 no placar).

"Não consigo explicar. Tínhamos uma vantagem de 3 a 1 e eles fizeram quatro gols...É impossível explicar", disse Pavol Dimitra, que marcou um gol e deu duas assistências no duelo. "Trabalhamos muito duro. Merecíamos algo melhor".

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Meninas do hóquei trocam socos em partida:
Fonte: Terra
Publicidade