0

Recordista mundial, checa vence nos 5.000 m da patinação

24 fev 2010
19h39
atualizado às 20h51

Recordista mundial dos 5.000 m (com 6mins45s61), Martina Sablikova confirmou o favoritismo e conquistou o ouro da prova nos Jogos de Inverno de Vancouver. Nesta quarta-feira, a checa cravou 6min50s92.

Esta é a segunda medalha de ouro de Sablikova em Vancouver, visto que a atleta já havia faturado os 3.000 m. Além disso, foi bronze nos 1.500 m.

Já a alemã Stephanie Beckert repete a prata dos 5.000m. Desta vez, a marca da atleta foi de 6min51s39.

Para festa da torcida local, a canadense Clara Hughes, bronze na prova em Salt Lake City 2002 e ouro em Turim 2006, conseguiu um grande desempenho. Aos 37 anos, a atleta chegou a liderar a prova e, apesar de ser superada pelas adversárias, conquistou a medalha de bronze com 6min55s73.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Brasileira se "perde" e abandona prova nos Jogos
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade