PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Recuperado de acidente, australiano já quer treinar nesta 5ª

18 fev 2010 - 14h37
(atualizado às 14h38)
Compartilhar

O atleta australiano de bobsled que se acidentou no Whistler Sliding Center passa bem e já planeja voltar aos treinamentos nesta quinta-feira. Após o susto levado na mesma pista em que o georgiano Nodar Kumaritashvili morreu na última sexta, Duncan Harvey recebeu alta em um hospital da região.

O primeiro treino do bobsled de olho na prova de duplas, marcada para o próximo sábado, foi realizado na quarta-feira e acabou marcado por sete acidentes. No mais grave deles, Harvey e seu companheiro de equipe, Chris Spring, perderam o controle em uma curva e foram jogados para fora do bobsled.

Enquanto Spring só sofreu uma pequena queimadura no rosto, Harvey reclamou de fortes dores nas costas e, por precaução, foi levado a um hospital de Whistler, do qual foi liberado nesta quinta depois de ser submetido a exames de raio-X e tomografia computadorizada.

Recuperado, eles já esperam participar dos treinos desta quinta, segundo o porta-voz do Comitê Olímpico Australiano, Mike Tancred, informou à agência americana AP.

Entenda a prova do bobsled dos Jogos de Inverno

Esporte olímpico desde 1924, o bobsled é construído atualmente para ser o mais rápido e aerodinâmico possível. Antes de entrar nesta espécie de veículo e descer a montanha, os atletas correm a pé por cerca de 50 metros para ganharem velocidade.

A competição em Vancouver se estenderá por dois dias. São quatro descidas ao todo. Os tempos são medidos eletronicamente e somados para a definição do resultado final - o mais rápido vence. A Olimpíada tem três modalidades do bosled - equipes com quatro e dois integrantes no masculino e duplas no feminino.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Whistler Sliding Centre
Whistler Sliding Centre
Foto:
Fonte: Getty Images
Compartilhar
Publicidade