Jogos Inverno 2010

publicidade
23 de outubro de 2009 • 15h20 • atualizado em 27 de Outubro de 2009 às 16h39

Saiba os brasileiros que podem ir a Vancouver 2010

 
Carlos Petrocilo

Os brasileiros, que irão representar o país na Olimpíada do Vancouver 2010, só serão conhecidos a partir do final deste ano, e a disputa por uma vaga na competição já começou. Até o momento, a delegação brasileira está perto de garantir presença em três modalidades. São elas: snowboard, esqui alpino e esqui cross country.

A carioca Isabel Clark deverá ser a única a representar o Brasil no snowboard. Para garantir seu lugar no Canadá, ela precisará cumprir mais quatro etapas da Copa do Mundo de Snowboard Cross, depois de terminar a primeira etapa em sétimo e com 360. Atualmente, ela é a 12ª colocada no ranking mundial que classifica os 25 primeiros colocados para os Jogos.

A lista definitiva dos classificados aos Jogos de Vancouver será fechada entre dezembro e janeiro. No cross country, a briga por uma vaga está bem acirrada.

Jacqueline Mourão e Leandro Ribella levam vantagem sobre os brasileiros Mirlene Picin e Helio Freitas, respectivamente. Jacqueline, caso consiga vaga em Vancouver, voltará a fazer o rodízio entre Jogos de Verão e de Inverno. A primeira mulher brasileira a conseguir essa façanha competiu de mountain bike em Atenas 2004 e Pequim, e esteve nos Jogos de Inverno de Turim 2006, no cross country.

No esqui alpino, três brasileiros já têm índice classificatório para Vancouver. O critério, estabelecido para um esquiador chegar aos Jogos, é que some menos de 140 pontos no ranking da FIS. As brasileiras Maya Harrison e Ana Breigutu possuem índices. Além delas, o brasileiro Jhonathan Longhi tem média abaixo de 50 pontos.

Especial para Terra