0

Shaun White dá show no snowboard; brasileira decepciona

1 mar 2010
01h47
atualizado às 06h26

Uma das estrelas dos Jogos de Inverno de Vancouver, Shaun White confirmou seu favoritismo e conquistou, com sobras, o bicampeonato no snowboard halfpipe. Também no snowboard, mas na modalidade cross, o Brasil teve uma decepção com o desempenho de Isabel Clark.

No halfpipe, em que o snowboarder executa uma série de saltos acrobáticos e manobras movendo-se de um lado para o outro em uma plataforma em forma de "U", Shaun White repetiu o feito dos Jogos de Turim. Com uma apresentação perfeita e 48.4 pontos, o "Tomate Voador" (como Shaun White é conhecido em virtude de seus cabelos ruivos) não deu chances aos adversários - o grego Peetu Piiroinen, segundo colocado, marcou 45 pontos.

Se White brilhou entre os homens no halfpipe, Torah Bright não deixou por menos no feminino. A australiana marcou 45 pontos e superou as favoritas americanas - Hannah Teter (ouro em 2006) e Kelly Clark (ouro em 2002).

Snowboard cross

Dona da melhor colocação do Brasil em Jogos de Inverno (o nono lugar em Turim 2006), Isabel Clark chegou a Vancouver com expectativas de repetir o bom desempenho de quatro anos atrás.

A brasileira até realizava uma boa prova em sua primeira descida na classificatória, mas sofreu uma queda e marcou o tempo de 1min41s10. Na segunda chance, Isabel Clark caiu novamente e terminou seu desempenho com 1min51s65, o que a deixou fora das 16 classificadas para a próxima fase.

Assim, Clark encerrou a fase classificatória na 19ª colocação entre 21 competidores. Ao final da prova, a canadense Maelle Ricker ficou com o ouro, seguida pela francesa Deborah Anthonioz e pela suíça Olivia Nobs. Entre os homens, o ouro foi para o americano Seth Wescott.

Por fim, no snowboard slalom gigante paralelo, o canadense Jasey Jay Anderson acabou com um jejum. Tricampeão mundial, o atleta de 34 anos não costuma ir bem em Olimpíadas, mas conseguiu se livrar do estigma e conquistou a medalha de ouro. Entre as mulheres, a holandesa Nicolien Sauerbreij conquistou a primeira colocação.

Confira os medalhistas dO snowboard

Halfpipe feminino

Torah Bright - Austrália - ouro
Hannah Teter - Estados Unidos - prata
Kelly Clark - Estados Unidos - bronze

Halfpipe masculino

Shaun White - Estados Unidos - ouro
Peetu Piiroinen - Finlândia - prata
Scott Lago - Estados Unidos - bronze

Slalom gigante paralelo feminino

Nicolien Sauerbreij - Holanda - ouro
Ekaterina Ilyukhina- Rússia - prata
Marion Kreiner - Áustria - bronze

Slalom gigante paralelo masculino

Jasey Jay Anderson - Canadá - ouro
Benjamin Karl - Áustria - prata
Mathieu Bozzetto - França - bronze

Cross feminino

Maelle Ricker - Canadá - ouro
Deborah Anthonioz - França - prata
Olivia Nobs - Suíça - bronze

Cross masculino

Seth Wescott - Estados Unidos - ouro
Mike Robertson - Canadá - prata
Tony Ramoin - França - bronze

Brasileira sofre queda em prova de snowboard
Fonte: Terra
publicidade