PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Vancouver marca a volta da magia de "Harry Potter"

28 fev 2010 - 15h43
(atualizado em 1/3/2010 às 15h09)
Compartilhar

Destaque em Salt Lake City 2002 e decepção em Turim 2006, o suíço Simon Ammann confirmou o favoritismo e dominou as provas do ski jumping nos Jogos de Inverno de Vancouver. Nas duas modalidades individuais, rampa normal e rampa grande, Ammann deu um show e conquistou dois ouros. Já na prova por equipes, que é realizada somente em rampa grande, o lugar mais alto do pódio ficou com a Áustria.

Conhecido como "Harry Potter", por conta de sua aparência, Ammann já havia brilhado nos Jogos de Inverno de Salt Lake City 2002, ao conquistar dois ouros nas provas individuais. Já em Turim, onde também chegou como favorito, decepcionou com um pífio 38° lugar na rampa normal e 15° lugar na rampa grande.

Em Vancouver, era apontado como favorito ao ouro, com ressalvas. Depois do fraco desempenho em Turim, deixou dúvidas do que viria a apresentar nas provas realizadas no Whistler Olympic Park.

Com um salto de 108 m na rampa normal, contra um salto de 105 m do polonês Adam Malysz, prata na ocasião, Ammann provou que estava com o resultado de Turim engasgado, ficando em primeiro. E repetiu o ouro ao saltar 138 m na rampa grande.

A curiosidade é que o pódio de ambas as provas individuais do ski jumping foi igual. Com o suíço Simon Ammann em primeiro, o polonês Adam Malysz em segundo e o austríaco Gregor Schlierenzauer em terceiro.

Áustria é bicampeã no ski jumping por equipes

A Áustria chegou como favorita a Vancouver por ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Inverno de Turim e não fez feio. Conquistou o bicampeonato olímpico por equipes.

Dois dos quatro membros da equipe estavam na conquista de 2006. Andreas Kofler e Thomas Morgenstern conseguiram repetir o feito e conquistar a segunda medalha dourada em Olimpíadas.

A prata ficou com a equipe da Alemanha e o bronze com o time da Noruega, que também repetiu o feito de Turim, conquistando o segundo bronze olímpico.

Confira os medalhistas dO ski jumping

Pista longa por equipes (k120)

Áustria - ouro

Alemanha - prata

Noruega - bronze

Pista normal individual (k90)

Simon Ammann - Suíça - ouro

Adam Malysz - Polônia - prata

Gregor Schlierenzauer - Áustria - bronze

Rampa 120m masculino

Bjoern Einar Romoeren - Noruega - ouro

Wolfgang Loitzl - Áustria - prata

Jernej Damjan - Eslovênia - bronze

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade