PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Vancouver recebe de ONG medalha de bronze em meio ambiente

4 fev 2010 - 12h56
(atualizado às 13h50)
Compartilhar

Uma ONG ambientalista canadense concedeu a medalha de bronze em meio ambiente aos organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno que começam em Vancouver na próxima semana.

"Estamos longe de atribuir uma medalha de ouro para os Jogos Olímpicos", disse David Suzuki, conhecido cientista canadense e presidente da Fundação que leva o seu nome.

A organização ambientalista elogiou o Comitê Organizador dos Jogos (Covan) por seus esforços de promoção de energias renováveis e de construção de estruturas olímpicas que respeitem as normas de desenvolvimento sustentável, mas faz várias críticas.

Uma das críticas é a de que o Covan não deveria estender uma estrada de Vancouver para a estação de esqui de Whistler. "Isso vai aumentar a circulação de automóveis após os jogos. Um trem seria um meio de transporte bem melhor", disse Suzuki.

A Fundação acredita também que os organizadores perderam a chance de enviar mensagens ecológicas para o público e para os três bilhões de telespectadores dos Jogos.

O principal alvo da ONG continua sendo o governo canadense. "Não concederia a ele nem mesmo uma medalha", afirmou Suzuki, considerando que o Canadá é um dos piores países industrializados em termos de emissões de gases do efeito estufa.

Vila Olímpica em Vancouver, organização dos jogos recebeu medalha de bronze por preocupação com meio ambiente
Vila Olímpica em Vancouver, organização dos jogos recebeu medalha de bronze por preocupação com meio ambiente
Foto: Mariana Lanza / Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade