PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Vanoc e COI investigam causa do acidente fatal de georgiano

13 fev 2010 - 01h37
(atualizado às 19h29)
Compartilhar

O Vanoc, Comitê Organizador da Olimpíada de Vancouver, confirmou nesta sexta-feira quais serão os próximos passos da investigação da morte do atleta georgiano de luge, Nodar Kumaritashvili, durante a sessão de treinos finais no Parque Olímpico de Whistler.

A investigação principal sobre a causa da tragédia que culminou na morte de Kumaritashvili será fetta pelo Serviço Médico-legista do Canadá e do órgão de polícia local, sob o comando do Vanoc e do COI, Comitê Olímpico Internacional. Nenhum detalhe adicional foi divulgado até o momento.

Uma segunda investigação está a cargo da Federação Internacional de Luge, que lamentou o incidente e afirmou levar a fundo as investigações pelo bem do esporte.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, e do Chefe Executivo do Vanoc, John Furlong, prestaram homenagens ao atleta georiano durante a cerimônia de abertura, nesta sexta-feira.

As bandeiras Olímpica e canadense estarão abaixadas a meio mastro durante a celebração. O Comitê Olímpico da Geórgia anunciaram que desfilarão com tarjas negras em sinal de luto, e que também descerão a bandeira nacional logo após a exibição.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Veja acidente que matou atleta do luge nos Jogos:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade