PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

COI reprime atletas por mostrarem que estão de luto em Sochi

10 fev 2014 - 08h41
(atualizado às 08h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Marit Bjoergen usou faixa preta no braço esquerda, mas depois recebeu carta de repressão
Marit Bjoergen usou faixa preta no braço esquerda, mas depois recebeu carta de repressão
Foto: Getty Images

O Comitê Olímpico Internacional (COI) apresentou uma postura que desagradou os atletas durante os Jogos Olímpicos de Inverno. A organização vetou manifestações de atletas que estão de luto por causa de mortes de pessoas próximas, o que já foi confirmado pelo porta-voz Mark Adams.

Norueguesas já receberam uma repressão por causa do luto. A equipe de esquiadoras do países usou braçadeiras pretas para lamentar a morte de uma companheira às vésperas dos Jogos. Porém, o COI enviou uma carta para elas para reclamar do ocorrido.

Ocorreu também um caso parecido com o luto pela canadense Sarah Burke. Atletas do país usavam mensagens nos capacetes para lembrar dele, mas Adams disse que "os atletas devem encontrar um lugar melhor para expressar a dor".

Os próprios atletas também têm relatado as repressões do COI. A australiana Torah Bright, campeão olímpica, disse no Instagram que foram vetados adesivos em seus equipamentos, com a alegação de que eles poderiam ter mensagens de cunho político.

Atleta da patinação artística em Sochi posta vídeo em rede social:
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade