PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Ruas de Sochi recebem abertura de Olimpíada 2014 com empolgação burocrática

7 fev 2014 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários

Quem estava no Estádio Olímpico Fisht para acompanhar a Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Inverno de 2014 certamente aprovou a festa, com muita música, muitas luzes e até um pequeno problema técnico que não desanimou o público. No entanto, quem procurou a mesma empolgação pelas ruas de Sochi, cidade russa que recebe as competições, pode ter se frustrado um bocado.

<p>Live sites foram espalhados por ruas de Sochi</p>
Live sites foram espalhados por ruas de Sochi
Foto: Emanuel Colombari / Terra

Por iniciativa conjunta da organização da Olimpíada e dos patrocinadores do evento, Sochi ganhou diversos “live sites”, espaços públicos que buscam funcionar como extensões dos eventos olímpicos fora das sedes oficiais – semelhante às chamadas fan fests em Copas do Mundo. Porém, ao menos na Cerimônia de Abertura, o clima nas ruas foi um tanto quanto morno.

Nas proximidades do live site da região central de Sochi, muitas pessoas caminhavam tranquilamente por praças e alamedas, nas quais lojas e restaurantes tinham pouca movimentação. O terminal rodoferroviário da cidade também tinha movimentação típica – desta vez, porém, sem presença notável de voluntários.

Até que se encontrasse o live site da região, uma longa caminhada dava poucos indícios de festa. Em praças, jovens tiravam fotos com os anéis olímpicos que decoravam o local, bem como com fontes iluminadas. Na saída do metrô, os pedestres pareciam se divertir mais com jovens militares que tocavam violão do que com a possibilidade de festejar a abertura da Olimpíada de Inverno de 2014 na própria cidade.

No entanto, nas proximidades do local escolhido para o live site, o clima começou a se tornar mais olímpico. Enquanto várias pessoas tiravam (mais) fotos com o relógio de um patrocinador do Comitê Olímpico Internacional, que havia sido colocado na cidade para registrar a contagem regressiva para a abertura (e que estava zerado), uma rebuscada loja do fornecedor de material esportivo do Comitê Olímpico Russo mantinha suas portas aberta, convidando visitantes com muitas luzes e muita música.

Ali, enfim, a atmosfera era de Jogos Olímpicos, embora pouco calorosa – o que nada tinha a ver com os 8 graus do momento. Dentro da área delimitada, cercada por dezenas de seguranças e policiais, o público agitava animadamente bandeiras da Rússia durante o desfile das delegações. Fora do cercado, muitas famílias acompanhavam a apresentação, mesmo distante dos telões, fazendo festa mais discreta. Em meio ao público, pouca gente fantasiada ou carregando bandeiras russas.

Eis que o momento mais esperado pelo público chegou: o desfile da delegação russa. Porém, nada de gritos de “Rossija, Rossija”, como era de se esperar: apenas uma ovação e algumas buzinas disparadas por jovens em meio a uma movimentação de bandeiras que pouco diferia da vista com a passagem de outros países no Estádio Olímpico Fisht. Pouca gente se animou mesmo ao som dos primeiros acordes de We will rock you, clássico da banda britânica de rock Queen.

Pela região, muita gente aproveitava para tirar fotos com estátuas, sacando câmeras e telefones celulares – objeto de uso muito frequente entre os russos de Sochi. Alheias à festa, jovens vestidas com o uniforme do Comitê Olímpico Russo conversavam perto de uma lanchonete, ao lado de uma placa indicando o live site a poucos metros dali.

Diante da atmosfera olímpica desejada pelo COI para os Jogos de Inverno de 2014, a cidade de Sochi se divide entre o clima de festa e o comportamento burocrático no evento – sensação sintomática do que deve ser visto até o dia 23 de fevereiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade