PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

A 30 dias da Olimpíada, presidente do COI se diz tranquilo

27 jun 2012 - 13h40
(atualizado em 28/6/2012 às 09h36)
Compartilhar

Faltando exatamente um mês para o início dos Jogos de Londres, Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), está tranquilo quanto à organização da Olimpíada, que será sua última a frente da entidade máxima do esporte, segundo informou o jornal inglês The Guardian.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Em meio a todo o controle britânico com os 9,3 bilhões de libras (R$ 30,12 bilhões) de orçamento, o risco de colapso do transporte na capital inglesa, e os temores com segurança, é fácil esquecer que os preparativos para Londres 2012 foram livres de estresse para Rogge e para o COI.

Afinal, não houve o pânico com construções "em cima da hora" como em Atenas 2004 e nem os protestos humanitários de Pequim 2008. O belga Jacques Rogge, que é um ex-velejador olímpico e está no comando do COI desde 2001, é efusivo em seus elogios ao Comitê Organizador dos Jogos de Londres (Locog, em inglês) e a seu presidente, Sebastian Coe.

Rogge disse que organizar Jogos Olímpicos é sempre um difícil desafio quanto à logística, e ressaltou que imprevistos são comuns e exigem adaptação. O presidente do COI exaltou ainda o fato da Olimpíada londrina estar "dentro" do orçamento previsto e elogiou a criatividade e paixão pelo esporte do Locog.

Apesar da confiança quanto a Londres 2012, Jacques Rogge, que encerra seu mandato frente ao COI em setembro de 2013, tem uma preocupação que aflige a maioria dos britânicos: o clima da capital inglesa. Ele espera que chova o máximo possível agora, antes do início dos Jogos.

O belga apontou três fatores que podem transformar uma "boa Olimpíada" em uma "ótima Olimpíada": boa organização com bom clima, o desempenho dos anfitriões e medalhas de ouro. O último "ingrediente chave", segundo Rogge, são "performances icônicas de atletas icônicos".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Jacques Rogge discursa na cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica de Londres 2012, na Grécia
Jacques Rogge discursa na cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica de Londres 2012, na Grécia
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade