PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

A uma semana da cerimônia de abertura, Tocha fica a 43 km de Londres

20 jul 2012 - 15h00
(atualizado às 16h10)
Compartilhar

Já nos arredores de Londres, a Tocha Olímpica se aproxima do seu destino final restando uma semana para a cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos de 2012. Nesta sexta-feira, o fogo iniciou sua viagem em Maidstone para encerrá-la em Guildford, cidade localizada a 43 km da capital britânica.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Em seu 63º dia, o revezamento passou por Maidstone, Gillingham, Chatham, Rochester, Higham, Gravesend, Brands Hatch, Borough Green, Seal, Sevenoaks, Riverhead, Godstone, Bletchingley, Redhill, Reigate, Dorking, Westcott, Shere, Chilworth, Godalming para terminar em Guildford após percorrer um total de 163 km.

Um dos momentos de destaque do dia foi a viagem da tocha pelo Maidstone Rowing Club, onde ela andou de barco enquanto era carregada por David Boyle, membro do Exército da Salvação, instituição de caridade que ele ajuda há anos, além de prestar serviços comunitários dando assistência a pessoas idosas e a desempregados a buscando onde trabalhar.

No percurso, o revezamento encontrou o tempo aberto inicialmente e não teve problemas com chuva até atravessar Reigate. Depois de sua chegada na cidade, a tocha pegou uma carona pela estrada até Dorking, trecho que teve um pouco de garoa.

Em Dorking, com o tempo nublado, foi marcante a passagem de Stephen Morgan, funcionário da British Airways de 50 anos que luta contra um câncer há 18 meses. Em uma cadeira de rodas, ele foi ajudado a levar a tocha através de ruas repletas de pessoas. Os funcionários que cuidam da segurança do revezamento precisaram abrir espaços para permitir a continuidade no trajeto.

Roger Black, medalhista nos Jogos de Barcelona e Atlanta, foi o grande destaque na passagem da tocha por Godalming. Já com o céu aberto, Black recebeu a tocha de Daniel Eley, que sofreu uma lesão no pescoço enquanto trabalhava com crianças de rua na Colômbia e só conseguiu voltar para casa graças a uma campanha feita na internet, e foi um dos mais celebrados ao atravessar a cidade em sua cadeira de rodas.

A celebração de chegada desta sexta-feira foi no Stoker Park, local onde Austin Playfoot, último do revezamento do dia, acendeu pira em Guildford. Playfoot, senhor de 82 anos, carregou em 1948 a Tocha Olímpica, na última vez que Londres sediou o evento. Além de encerrar o 63º dia de viagem da chama, ele ajudou em 2011 no lançamento do design da Tocha.

A viagem da tocha nesta sexta-feira, porém, não acaba em Guildford. De lá, ela será levada de helicóptero para a Torre de Londres, onde ficará guardada esperando a última etapa do revezamento, na qual ela passará pelas mãos de 982 pessoas antes de acender a pira dentro do Estádio Olímpico.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Tocha Olímpica passeou de barco e bicicleta nesta sexta-feira
Tocha Olímpica passeou de barco e bicicleta nesta sexta-feira
Foto: Locog / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade