PUBLICIDADE

Vôlei

Ansioso, Bernardinho aposta em "ressurreição" do Brasil em Londres

23 jul 2012 - 09h25
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de Guarulhos

A seleção masculina de vôlei do Brasil embarcou na noite deste domingo para Londres, onde disputará os Jogos Olímpicos de 2012. E, após a queda precoce na Liga Mundial deste ano, quando a equipe sucumbiu ainda antes das semifinais, o técnico Bernadinho espera um recomeço de seu time em solo britânico. O treinador fala até em "ressurreição" para motivar os brasileiros na competição em que o País brigará por sua terceira medalha de ouro.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Vencedor da categoria nos Jogos de Barcelona, em 1992, e Atenas, em 2004, o Brasil encara o ineditismo de não viajar como favorito absoluto ao posto mais alto do pódio. Prata em 2008 e 1984, a equipe precisará provar que superou o fracasso na Liga Mundial deste ano, uma vez que a eliminação ainda antes das semifinais fez com que a seleção não ficasse entre os quatro primeiros colocados do torneio pela primeira vez desde 1999.

Em entrevista exclusiva ao Terra concedida no Aeroporto de Guarulhos, antes de ingressar no saguão em que aguardaria pelo voo da seleção, o treinador Bernardinho falou sobre a Liga Mundial e também de sua expectativa para a viagem, além de apontar trunfos e obstáculos e pedir um renascimento da equipe nos Jogos Olímpicos. O vôlei masculino em Londres começa no próximo dia 29 de julho, e o Brasil está na mesma chave que Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia, rival da estreia.

Confira, a seguir, a entrevista com o técnico Bernardinho:

Terra - Como está a expectativa para essa viagem?
Bernardinho -
Um pouco de ansiedade, a gente está aí em um momento um pouco novo, pois nos últimos anos tinha aquela coisa de favoritismo, e muita confiança. E sinto que as pessoas, o público de uma forma geral, tiraram o Brasil do rol de favorito. Mas estamos bem, com o grupo completo, duas semanas de trabalho e com o grupo completo pela primeira vez desde o início de temporada e isso deu uma moral a mais, uma confiança para a equipe.  Com certeza então vamos chegar em Londres com uma moral melhor do que na Liga Mundial. Vamos ver se isso é o suficiente, vamos em busca de medalhas e estamos trabalhando para isso

Terra - Acha que essa queda na Liga Mundial aumenta um pouco da pressão por medalha?
Bernardinho -
Pelas poucas coisas que li, meio que tiraram o Brasil desse rol de favorito. Não estão muito confiantes, mas a expectativa é grande, as pessoas confiam na Seleção pois se acostumaram a ver o Brasil no ouro ou perto dele. É uma coisa dentro da gente, uma causa que temos que abraçar e mostrar que somos capazes e que vamos continuar brigando por medalha. Não sei se de ouro, mas a gente quer continuar e brigar por aquilo que seria o final de um ciclo. Depois de 12 anos alguns jogadores se despedem, e acho que eles são merecedores de um fechamento bacana.

Terra - E você, ainda vê o Brasil como favorito ao ouro? Quem são os principais favoritos, em sua opinião?
Bernardinho -
Um dos principais é a Polônia, a Rússia, a Itália também vem nesse rol, EUA vão brigar, mas a Polônia vem em melhor momento. Perdemos de 3 a 2 para a Polônia, ou seja, a distância não é tão grande. Talvez com um pouco mais de consistência a gente consiga, ganhando de 3 a 1 aqui no Brasil, possamos reverter isso. Embora a equipe deles esteja em um pequeno patamar acima da gente nesse momento, acho que podemos e temos condições de brigar, e usar da nossa experiência e vivência em Jogos Olímpicos que muitos atletas nossos têm para fazer disso uma força a mais.

Terra - O Dante disse que a Olimpíada será um recomeço para essa equipe. Você encara dessa forma também?
Bernardinho -
Com certeza. Todo ressurgimento ele requer uma morte, e você tem que morrer para ressurgir. Tivemos um golpe duro na Liga Mundial e trabalhamos para a ressurreição. Espero que a seleção volte a brigar e jogue seu voleibol, não adianta imaginar que jogando ele você vai ganhar tudo, depende dos seus adversários. Fizemos nosso melhor e é isso que temos que fazer em Londres

Terra - Qual o principal trunfo e o principal obstáculo do Brasil na luta pelo pódio?
Bernardinho -
O obstáculo é que esses Jogos Olímpicos serão os mais equilibrados das últimas edições. Temos muitas equipes em condições de brigar pelas medalhas. Vai ter perde e ganha, vai ter tropeço, é um número grande e maior que nas edições passadas. Isso é um desafio muito grande, não são três ou quatro equipes brigando pela medalha, são oito na minha opinião. E o Brasil está vivendo seu recomeço, trabalhando para reconquistar a própria confiança e a confiança das pessoas na gente, fazer nosso melhor o tempo todo. Tudo serve como lição, as derrotas que tivemos, as más atuações, atuações abaixo. Principalmente contra Cuba, contra a Polônia também tivemos atuações eu diria boas, não o suficiente, mas não para se jogar fora. Acho que temos qualidade. Não podemos nos esquecer delas e nem tão pouco deixar nossa estima lá embaixo, pelo contrário. Temos que escutar isso que ouvimos do time como um desafio a ser vencido.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Bernardinho aposta em volta por cima do Brasil nos Jogos de Londres
Bernardinho aposta em volta por cima do Brasil nos Jogos de Londres
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade