0

Após 6 ouros no Parapan, Andre Brasil sonha nadar ao lado de Cielo

28 nov 2011
13h29
atualizado às 13h43

Destaque da natação, Andre Brasil não decepcionou nos Jogos Parapan-Americanos e conquistou 6 medalhas de ouro para o Brasil. Passada a competição continetal, o nadador esteve nos estúdios do Terra, na manhã desta segunda-feira, e contou os planos para 2012, que incluem participar dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Com o sucesso já confirmado entre os paratletas, o próximo sonho de Andre é integrar o time de revezamento olímpico, ao lado de Cesar Cielo, tornando-se o primeiro atleta brasileiro com alguma deficiência a participar de uma Olimpíada. "Em abril temos o Troféu Maria Lenk, última seletiva para a Olimpíada. O meu desejo é o de me sair bem na competição, podendo completar o time de revezamento com o ídolo da natação Cesar Cielo. Seria histórico ter um paratleta disputando os Jogos Olímpicos", contou o nadador.

O conhecido e aclamado Andre teve um caminho difícil até o sucesso nas piscinas. No início da carreira, o carioca, 27 anos, quase foi impedido de competir no paradesporto, por não apresentar deficiência avançada. "Minha entrada no esporte paraolímpico foi conturbada. Me disseram que eu não tinha deficiência suficiente para fazer parte do esporte. Fiquei afastado 7 meses, 4 deles não entrei na piscina, decepcionado. O COB lutou para que isso mudasse e no dia 1º de abril de 2006 eu voltei", disse o paratleta, que conheceu a natação aos três meses de idade, após o diagnóstico de poliomielite por reação vacinal.

Exatamente por trilhar o caminho do esporte desde tão jovem, Andre conhece bem as adversidades que os atletas encontram no Brasil. Sendo assim, fez um apelo às empresas privadas, para que invistam no paradesporto. "Continuamos esperançosos para que as pessoas comecem a ver o esporte paraolímpico de uma forma diferente. A gente quer que clubes e empresas acreditem na modalidade e invistam. É duro o preparo, mas é gratificante poder mostrar uma medalha", finalizou.

Andre Brasil planeja participar de Jogos Olímpicos de 2012
Andre Brasil planeja participar de Jogos Olímpicos de 2012
Foto: Fernando Maia / FOTOCOM.NET / CPB / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade