1 evento ao vivo

Após classificação, Emanuel evita euforia: "a gente têm que ir devagar"

4 ago 2012
09h14
atualizado às 09h17
Cirilo Junior
Direto de Londres

Aos 39 anos e com a experiência de ter jogado três Olimpíadas, Emanuel evitou grande euforia ao se classificar, junto com Alison, para as quartas de final do torneio olímpico do vôlei de praia. O jogador lembrou que ainda é cedo para se começar a falar em medalha, já que a dupla precisa vencer os dois próximos jogos para garantir um pódio em Londres.

Após avançar às quartas de final, Emanuel diz: "jogando bem ou mal, o importante é sair com a vitória"
Após avançar às quartas de final, Emanuel diz: "jogando bem ou mal, o importante é sair com a vitória"
Foto: AP

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

"Tenho tranquilidade de dizer que, com a experiência olímpica que eu tenho, a gente têm que ir devagar, se preparar para cada partida, igual a hoje. Tem que ser uma coisa de cada vez", afirmou.

Alison e Emanuel bateram os alemães Erdmann e Maysik por 2 sets a zero (21/16 e 21/14). Na próxima fase, eles terão pela frente os poloneses Fijalek e Prudel. Sobre a vitória obtida na manhã deste sábado, Emanuel comemorou o fato de a tática da dupla escolhida para o jogo ter dado certo. Segundo o atleta, ele e Alison apostaram em fortalecer a parte defensiva, e conseguiram ser bem-sucedidos diante dos adversários.

"Hoje nos preparamos da melhor forma possível. Apostamos tudo na parte defensiva, com muito bloqueio e defesa. Acreditamos que poderíamos fazer diferença nisso, e aconteceu", comentou.

Alison voltou a ser uma verdadeira muralha, conseguindo muitos bloqueios, especialmente no 2º set. Para o jogador, sua dupla brasileira fez uma apresentação sólida na arena de Horse Guards Parade, e vem crescendo na competição.

"A gente tem que jogar bem até quando não é o nosso dia. Jogando bem ou mal, o importante é sair com a vitória. Estamos sempre unidos dentro de quadra, passamos por momentos de dificuldade, que às vezes não aparecem, mas passamos. O importante é estar sempre visando a vitória", destacou.

Entrar em quadra sabendo de todas as características da dupla adversária é fundamental para os confrontos na Olimpíada, especialmente nesta fase do torneio, em que os jogos são eliminatórios, afirmou Alison. Sendo assim, comentou, a comemoração da vitória no jogo de hoje será bem curta. No fim do dia, Alison e Emanuel começarão a analisar os vídeos dos próximos oponentes.

"Curtimos um pouco essa vitória, voltamos para a Vila, e a partir do final do dia, começamos a estudar os poloneses. São dois jogadores jovens, muito frios, e o bloqueador vem crescendo muito. É um grande time e a gente tem que ter muito cuidado".

Sobre o fato de não poderem perder mais no caminho para o ouro, Alison admitiu que a pressão aumenta em jogos deste tipo, mas garantiu que ele e Emanuel gostam de situações assim.

"A pressão existe desde o momento em que a gente chegou na Olimpíada. Mas sem dúvida nenhuma, ela aumenta quando é eliminatória simples. Existe uma pressão grande, mas é gostosa. O nosso time gosta disso", declarou.

Com a classificação de Alison e Emaniel, já são três duplas brasileiras garantidas nas quartas de final dos torneios masculino e feminino. No fim da tarde, Maria Elisa e Talita enfrentam as tchecas Kolocova e Slukova, e podem manter o aproveitamento 100% dos representantes brasileiros na competição do vôlei de praia. Para Emanuel, esse desempenho mostra a solidez do trabalho das duplas brasileiras.

"A história do Brasil no vôlei de praia é muito forte, sempre há conquista de medalhas. A gente está vendo que está todo mundo muito sólido, acreditando no trabalho. Tem muita seriedade, trabalho, e todos os atletas sabem da importância de levar essa medalha para o Brasil. Estamos todos focados".

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
publicidade