PUBLICIDADE

Terra na Copa

Após falha em Londres, empresa descarta proposta por Copa de 2014

17 jul 2012 - 10h29
(atualizado às 10h51)
Compartilhar

Empresa de segurança contratada pela organização da Olimpíada de Londres, a G4S falhou em fornecer o número de guardas necessário para a competição e com isso desistiu de entrar na concorrência por um contrato do tipo para a Copa do Mundo de 2014. Chefe-executivo da companhia privada, Nick Buckles confirmou a desistência nesta terça-feira, ao ser questionado por membros do governo britânico no Palácio de Westminster.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Após os problemas nos Jogos Olímpicos de Londres, Buckles respondeu a Keith Vaz, chefe do parlamento, que definiu na semana passada que não ofereceria um contrato para promover a segurança do Mundial de 2014, a ser organizado no Brasil.

A decisão ocorre depois do chefe-executivo da G4S admitir o fracasso na preparação para o que ele chamou de um "contrato muito específico para um evento massivo". A empresa trouxe à tona na última quarta-feira que não seria capaz de empregar o número acertado contratualmente com o governo de funcionários para a Olimpíada. Buckles, então, desconsiderou uma proposta para a G4S ser a empresa de segurança da Copa do Mundo de 2014.

No início de julho, em entrevista publicada pela agência Reuters, o diretor geral e especialista em eventos globais da G4S, Ian Horseman-Sewell, manifestou o interesse em trabalhar em eventos internacionais como a Copa do Mundo de futebol de 2014, a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016 e a Copa do Mundo de Rúgbi de 2015, a ser realizada na Inglaterra, além de provas de Fórmula 1.

A empresa, contudo, deve mudar os planos depois das dificuldades encontradas na organização da Olimpíada de Londres. A companhia venceu uma concorrência de 300 milhões de libras (aproximadamente R$ 950 milhões) e deveria ter fornecido 10 mil seguranças para os Jogos, mas às vésperas da abertura da competição, marcada para 27 de julho, foi noticiado que a companhia deixou um rombo de 3,5 mil homens para promover a segurança.

Nesta terça, ainda no Palácio de Westminster, Buckles admitiu ter causado "uma confusão humilhante" por causa do déficit de guardas, que precisará ser suprido com membros do Exército britânico.

Com mais de 657 mil funcionários trabalhando em mais de 125 países, a G4S é a maior empresa privada do mundo em seu setor.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Número de seguranças da G4S (uniformizados) não será suficiente para os Jogos Olímpicos de Londres
Número de seguranças da G4S (uniformizados) não será suficiente para os Jogos Olímpicos de Londres
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade