PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Após "desistência política", COI ameaça punições severas a atletas

15 jun 2012 - 19h53
(atualizado em 18/6/2012 às 09h56)
Compartilhar

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico internacional (COI), afirmou que qualquer atleta que não estiver preparado para competir contra um país rival por motivo político ou religioso nos Jogos Olímpicos de Londres será severamente punido, segundo informou o jornal inglês The Guardian.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O anúncio de Rogge veio após um atleta argelino abandonar uma corrida recente contra um adversário israelense durante regata da Copa do Mundo de canoagem, em Duisburg, na Alemanha.

Rogge disse que as mais de 200 nações que serão representadas na Olimpíada londrina foram avisadas de que a única justificativa que será aceita para uma suposta desistência seria uma lesão séria.

Sanções serão aplicadas a atletas que deixarem de competir por qualquer outro motivo que não médico, afirmou Rogge. O presidente do Coi disse ainda que em casos de desistências suspeitas, um grupo de especialistas analisará a situação.

O COI quer evitar que incidentes como o da canoagem aconteçam em Londres. Na ocasião, o argelino Nasreddine Baghdadi parou de remar e voltou às docas durante prova da categoria 1.000 m. Na mesma bateria havia o atleta israelense Roei Yelling.

Baghdadi se recusou a comentar o incidente, mas mais tarde foi confirmado que o atleta foi pressionado pelo governo da Argélia a desistir no meio da prova. No dia seguinte o canoísta competiu na prova de 200 m.

Rachid Hanifi, chefe do Comitê Olímpico Argelino, afirmou que cabe ao governo da Argélia decidir se seus atletas devem ou não competir contra israelenses nos Jogos de Londres.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Jacques Rogge disse que atletas que se recusarem a competir serão punidos severamente
Jacques Rogge disse que atletas que se recusarem a competir serão punidos severamente
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade