PUBLICIDADE

Ginástica

Após seletiva, equipe brasileira de ginástica rítmica inicia treinos

9 mar 2012 - 11h23
(atualizado às 11h29)
Compartilhar

Após a seletiva da Confederação Brasileira de Ginástica, a nova formação da equipe brasileira de ginástica rítmica de conjunto anunciou nesta sexta-feira que irá se reunir para iniciar os treinamentos na próxima semana, em Aracaju.

Segundo o comunicado, a equipe fará dois treinos às segundas, terças, quintas e sextas, com duração de quatro horas pela manhã e quatro à tarde, e apenas um às quartas e sábados.

Quatro atletas escolhidas para representar o País em 2012 já integravam a equipe no ano passado: Bianca Mendonça, Débora Falda, Jéssica Maier e Dayane Amaral. As estreantes são Amanda Pfleger, Beatriz Pomini, Bruna Bialecki, Carolina Garcia, Fabielle Cassol, Isabelle Andriotto e Mayara Gmach.

"Conseguimos formar um grupo homogêneo, com ginastas que têm o mesmo perfil. A média de altura é boa, mais ou menos 1m65. Elas têm biótipo ideal e todas apresentaram ótima capacidade física", avaliou a técnica Camila Ferezin.

Inicialmente, a treinadora se concentrará em unificar os movimentos das ginastas para dar base à sequência do trabalho. "Conjunto é sintonia, desde o aquecimento até o alongamento final. Então, o primeiro passo é a padronização dos movimentos, como lançamento e troca de aparelhos entre elas. Essa é a parte mais difícil, porque elas já vêm moldadas de seus clubes."

No primeiro semestre, a Seleção disputará duas etapas da Copa do Mundo - em maio, no Uzbequistão, e em julho, na Bielorrússia - além do Meeting Internacional de Ginástica Rítmica, em junho, no Brasil. Para essas competições, Camila Ferezin utilizará as mesmas séries apresentadas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, que renderam três medalhas de ouro: uma no geral e outras duas nas coreografias (cinco bolas; e três fitas e dois arcos).

"A ideia, se tudo der certo, é competir com as quatro ginastas que já eram da equipe, mais duas meninas novas", explicou Camila.

A técnica destacou duas atletas que já têm experiência internacional e devem contribuir bastante com o Conjunto. "A Beatriz Pomini e a Carolina Garcia eram da Seleção Individual Juvenil e já competiram fora do Brasil algumas vezes. As duas tiveram boa base desde muito novas e estão em um nível alto. Será o primeiro ano delas na categoria Adulta e tenho certeza de que serão importantes."

A partir de julho, a técnica da Seleção começará a trabalhar as coreografias que serão utilizadas nos campeonatos de 2013 e 2014. A Federação Internacional (FIG) determinou que, durante esses dois anos, as equipes nacionais apresentarão uma série com cinco maças - no lugar das cinco bolas - e outra com três bolas e duas fitas - no lugar de três fitas e dois arcos.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Equipe de ginástica rítmica de conjunto fará treinamentos em Aracaju
Equipe de ginástica rítmica de conjunto fará treinamentos em Aracaju
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade