PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Arábia Saudita pode deixar Olimpíada após proibição de véu muçulmano

27 jul 2012 - 14h14
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

Após a Federação Internacional de Judô (IJF) definir, na última quinta-feira, que a atleta Wujdan Ali Seraj Abdulrahi Shahrkhani não poderia usar o véu islâmico nos Jogos Olímpicos de Londres, a Arábia Saudita ameaça deixar a competição em território britânico.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Disputando a categoria acima de 78kg, Shahrkhani tem estreia programada para a próxima sexta-feira, contra a portorriquenha Melissa Mojica. A notícia do possível abandono saudita não foi bem recebida por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), que se reunirão com o comitê olímpico do país do Oriente Médio, com a entidade máxima do judô mundial e com os organizadores do evento na capital inglesa.

"Já ouvimos falar que os saudistas não estão felizes. Teremos uma reunião urgente, com certeza, nos próximos dias", afirmou um porta-voz do COI.

Nos últimos meses, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, intensificou as negociações para a Arábia Saudita enviar mulheres a Londres. Apesar das preocupações iniciais da família real saudita, o país liberou, pela primeira vez em sua história, a participação de atletas do sexo feminino, sendo representado por Shaherkani e Sarah Attar, que disputa os 800 m no atletismo.

No entanto, após o presidente da IJF, Marius Vizer, dizer que a proibição do hijab, como é conhecido o véu, foi realizada de acordo "com os princípios e espírito do judô", os dirigentes saudistas voltaram a afirmar que as mulheres de seu país só poderão competir nos Jogos Olímpicos de Londres se utilizarem o traje muçulmano apropriado.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Participação de Wodjan Shahrkhani corre risco nos Jogos Olímpicos de Londres
Participação de Wodjan Shahrkhani corre risco nos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: AFP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade