PUBLICIDADE

Às vésperas de Olimpíada, Ben Jor e Gil põem Londres para dançar

2 jul 2012 - 06h33
(atualizado às 09h34)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Vagner Magalhães
Direto de Londres

Os cantores brasileiros Jorge Ben Jor - com a Banda do Zé Pretinho - e Gilberto Gil encerraram neste domingo a primeira edição do festival brasileiro de música negra Back2Black realizado fora do País. O evento, que faz parte da programação cultural paralela aos Jogos Olímpicos de 2012, ocorreu em Londres e reuniu, em sua despedida, cerca de 1,5 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Nos três dias em que foi realizado, reuniu outros nomes da música nacional como o rapper Emicida, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Criolo e Marcelo D2.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Como de costume, Gilberto Gil fez uma definição pouco usual do festival. "Depois de três temporadas no Rio de Janeiro, o festival acontece agora em Londres. Isso tem muito a ver com a internacionalização das policulturas relativas do pluralismo cultural que se dá em todos os campos da arte, mas especialmente na música."

A participação de Ben Jor entrou cerca de duas horas depois do previsto e a organização informou o público que o motivo foi um atraso no aeroporto de Heatrow. Com o seu repertório clássico, ele abriu a apresentação com Jorge da Capadócia. Zazueira, Chove chuva, Ponta de Lança Africano (Umabarauma) e País Tropical deram o tom da apresentação e pôs boa parte do público para dançar.

O festival aconteceu em Old Billingsgate, construída em 1850. Às margens do Rio Tâmisa e perto da Ponte de Londres, o local já abrigou o mercado de peixe londrino.

Com Realce, Gilberto Gil iniciou uma apresentação que interagiu diversas vezes com o público, por vezes em português, outras em inglês. Entre 1969 e 1972, Gilberto Gil ficou exilado na cidade, durante o regime militar brasileiro. Ao lado de Caetano Veloso, ele chegou a ser preso após o decreto do Ato Institucional número 5 (AI-5), no fim de 1968 e após ser solto em fevereiro, viajou com a família para Londres. Na cidade, nasceu o seu filho Pedro, morto em 1990 em um acidente de trânsito.

Os brasileiros que vivem em Londres com saudades de casa, foram os que mais se emocionaram com as apresentações, nas primeiras filas junto ao palco. Os estrangeiros, aproveitaram para dançar, mais ao fundo da casa.

Embaixador da edição londrina do festival, Gilberto Gil subiu para a despedida do palco com praticamente todos os brasileiros que participaram do festival, à exceção de Jorge Ben Jor. O adeus, porém, não foi definitivo, já que na próxima quarta-feira ele volta a cantar na cidade. Desta vez com a Orquesta Sinfônica de Londres e com arranjos de Jaques Morelenbaum.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Gilberto Gil se apresenta no festival Back2Black em Londres
Gilberto Gil se apresenta no festival Back2Black em Londres
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade