PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Atletas de elite participam de maratona aquática em Santos

25 jan 2012 - 14h18
(atualizado às 14h22)
Compartilhar

A Maratona Aquática Internacional de Santos, que abre neste domingo o circuito de 10 km da Copa do Mundo da Fina (Federação Internacional de Natação), contará com a presença de boa parte da elite desta modalidade. Participarão da prova, que acontece na praia de Aparecida, 13 atletas já classificados para os Jogos Olímpicos de Londres.

Campeã nos 25 km no Mundial de Xangai, em 2011, Ana Marcela Cunha será uma das representantes brasileiras em Santos
Campeã nos 25 km no Mundial de Xangai, em 2011, Ana Marcela Cunha será uma das representantes brasileiras em Santos
Foto: EFE

A brasileira Poliana Okimoto, que tem vaga garantida para Londres, está em treinamento no centro de La Loma, no México, e não participa. Já Ana Marcela Cunha, primeira suplente de Poliana para os Jogos e campeã mundial nos 25 km, representará o país na cidade do litoral paulista, assim como Ingrid França. Serão 31 mulheres na prova.

No masculino, 16 dos 98 inscritos são brasileiros, entre eles Allan do Carmo, Samuel de Bona, Victor Simões, Vitor Colonese e Matheus Evangelista, tradicionais competidores em maratonas aquáticas, e nomes mais comuns nas provas em piscina, como o fundista Lucas Kanieski. A maior concorrência entre os homens tem um motivo, pelo menos entre os brasileiros: no feminino o Brasil já está definido para a Olimpíada de 2012, mas no masculino ainda existe a chance de um atleta representar o país.

A Maratona de Santos é a última seletiva para os nadadores brasileiros participarem da Travessia de Setúbal, em Portugal, competição que acontece em junho e vale uma vaga olímpica. Assim, o brasileiro mais bem colocado em Santos, disputará a prova portuguesa. Se a Fina permitir a inscrição de dois nadadores por nação, o Brasil também enviará o segundo melhor brasileiro na prova deste domingo.

Participarão da competição santista sete atletas no masculino e seis no feminino que terminaram entre os dez primeiros no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado, e assim conquistaram vaga para os Jogos de Londres. Além destes 13, destaque também para os medalhistas de ouro e de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011, o canadense Richard Weibner e o argentino Guilhermo Bertolo respectivamente.

Atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Londres que participam da etapa de Santos

Masculino

Gianniotis Spyros (GRE) - ouro nos 10 km no Mundial de Xangai 2011

Sergey Bolshakov (RUS) - bronze nos 10 km no Mundial de Xangai 2011

Alex Meyer (EUA)

Francisco José Jodar (ESP)

Julien Sauvage (FRA)

Vladimir Dyatchin (RUS)

Andreas Waschburger (ALE)

Feminino

Martina Grimaldi (ITA) - prata nos 10 km no Mundial de Xangai 2011

Marianna Lymperta (GRE)

Cecília Biagioli (ARG) - ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Jana Pechanova (CZE)

Ângela Maurer (ALE) - prata nos 25 km no Mundial de Xangai 2011

Erika Villaecija (ESP)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade