PUBLICIDADE

Avassalador na 1ª fase, Brasil vira bicho-papão e combate "já ganhou"

2 ago 2012 - 10h18
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Newcastle

Aproveitamento de 100%, melhor campanha da primeira fase e status de favorito absoluto. O Brasil inicia as quartas de final com a imagem de bicho-papão do torneio masculino de futebol dos Jogos de Londres, condição que combate com unhas e dentes para evitar um clima de já ganhou, que pode ser prejudicial na busca pelo inédito ouro olímpico.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A vitória por 3 a 0 diante da Nova Zelândia na última quarta-feira consolidou o Brasil como único a ganhar as três partidas até aqui e dono do ataque mais positivo do torneio (nove gols). O País foi ainda o que mais chutou a gol no torneio (56 chutes, 23 acertos ao alvo), e só peca na defesa. Três gols sofridos, enquanto Japão e México estão zerados.

Contribui para a sensação de favoritismo do Brasil as eliminações precoces de Uruguai e Espanha. Agora, despontam como principais ameaças ao time brasileiro o México e a dona da casa Grã-Bretanha. Os britânicos enfrentam a Coreia do Sul na quartas e podem chegar embalados para enfrentar o Brasil, para quem perderam em amistoso preparatório.

Os jogadores brasileiros tentam afastar o favoritismo com o discurso de que toda seleção tem que ser respeitada. "O futebol tem que ser jogado dentro de campo", rebate Neymar, que teve a opinião reforçada por Marcelo. "Temos muita coisa para melhorar. Mas acho que a força de vontade está facilitando as coisas".

O caminho do Brasil até um possível ouro passa por Honduras nas quartas, Grã-Bretanha ou Coreia do Sul nas semis e um dos seguintes times na decisão: México, Senegal, Japão e Egito. De todos os países, apenas brasileiros e britânicos possuem ou Copa do Mundo ou medalha olímpica.

Antes mesmo do início da competição, o Brasil liderava as bolsas de apostas em Londres e foi indicado pela revista Sports Illustrated como futuro ganhador do ouro. Desde então, o favoritismo só aumentou. E a atenção de Mano a surpresas também. A frase batida "não tem mais bobo no futebol" será a mais ouvida nas entrevistas da Seleção a partir de agora.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Mano Menezes quer evitar favoritismo exacerbado na cabeça dos jogadores
Mano Menezes quer evitar favoritismo exacerbado na cabeça dos jogadores
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade