PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Ben Ainslie dará início ao revezamento britânico da tocha olímpica

10 mai 2012 - 11h34
(atualizado em 11/5/2012 às 14h18)
Compartilhar

O Comitê Organizador dos Jogos de Londres (Locog) anunciou nesta quinta-feira que o velejador inglês Ben Ainslie dará início ao revezamento britânico da tocha olímpica, em 19 de maio. Três vezes medalhista de ouro, Ainslie será o primeiro de oito mil pessoas que carregarão a chama olímpica ao longo de um percurso de 12.875 km no Reino Unido, durante 70 dias, até sua chegada à cerimônia inaugural dos Jogos, em 27 de julho.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

O velejador é dono de quatro medalhas olímpicas: prata em Atlanta, 1996, pela classe Laser; ouro em Sidney, 2000, na mesma categoria; além de outras duas medalhas de ouro, em Atenas, 2004, e Pequim, 2008, ambas na classe Finn. "Estou estremamente honrado por ser o primeiro portador da tocha olímpica no revezamento de 70 dias", disse Ainslie. "Carregar a chama na região onde cresci será uma experiência maravilhosa", acrescentou, referindo-se à localidade de Cornwall.

O tricampeão olímpico, inclusive, foi algoz do brasileiro Robert Scheidt, hoje na classe Star, nos Jogos de Sidney. Naquela competição, a disputa foi acirrada até o final, e teve uma polêmica na última etapa. Como Scheidt levaria o ouro mesmo se chegasse na 21ª posição, Ainslie fechou várias manobras do brasileiro e acabou como campeão, "invertendo" as duas primeiras posições do pódio da Olimpíada de Atlanta, quando o atleta do Brasil saiu vencedor.

Presidente do Locog, Sebastian Coe afirmou que o velejador é a pessoa perfeita para o início do revezamento em solo britânico, por ser um atleta inspirador, que trabalhou intensamente para atingir seus objetivos. "Ele dará início ao que será uma maravilhosa celebração de pessoas e lugares por todo o Reino Unido, a caminho dos Jogos Olímpicos", afirmou o dirigente.

Nesta quinta-feira, a chama da Olimpíada de Londres foi acesa na Grécia, segundo a tradição da antiga sede dos primeiros Jogos da história. A tocha olímpica iniciará a partir de agora uma viagem de uma semana por solo grego.

No total, a tocha passará por um percurso de quase três mil quilômetros na Grécia, pelas mãos de 490 portadores, até sua chegada em 17 de maio ao antigo estádio Panatenaico de Atenas, sede dos Jogos modernos de 1896, onde será entregue à delegação britânica antes de ser transportada ao Reino Unido.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reveja gol de Tevez no primeiro ouro olímpico da Argentina:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade