PUBLICIDADE

Liga Mundial de Vôlei

Bernardinho avalia jogadores da "nova geração" do Brasil

11 jun 2012 - 06h00
(atualizado em 12/6/2012 às 16h55)
Compartilhar

A Seleção Brasileira masculina de vôlei, que disputa a Liga Mundial, passa por um período de renovação. Os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem entre julho e agosto deste ano, podem ser a última competição de alguns veteranos que ainda fazem parte do grupo, como o ponta Giba, o líbero Serginho e o levantador Ricardinho.

Wallace, maior pontuador da Seleção em todos os jogos do fim de semana, foi muito elogiado pelo treinador
Wallace, maior pontuador da Seleção em todos os jogos do fim de semana, foi muito elogiado pelo treinador
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

» Vote na mais bela jogadora da Superliga feminina

Ao mesmo tempo em que eles se despedem, uma nova safra de jogadores surge para vestir a camisa verde e amarela, já nesta temporada. O grande destaque desta "nova geração" é o oposto Wallace, de 24 anos, que disputa a sua primeira competição mundial como titular da Seleção Brasileira, e tem tido um ótimo desempenho, tendo sido o maior pontuador de todas as partidas disputadas no Brasil neste final de semana.

"O grupo está como um todo crescendo. O Wallace vem ganhando confiança. Ele tem tido a coragem de decidir, isso é muito importante. Mas a ansiedade atrapalha, vem a coragem, mas a lucidez falha. É um processo, mas ele já teve um progresso gigante", avaliou o treinador. A partida deste domingo, vitória por 3 sets a 1 sobre a Polônia, serviu para Bernardinho observar a atuação dos jogadores sob pressão, já que o duelo valia a liderança do Grupo B e o Brasil vinha de duas derrotas seguidas para os poloneses.

"Esse jogo era uma decisão pra gente, era em casa, então tinha mais pressão. Lidar com essa situação é um parâmetro de avaliação muito importante, mas o boletim deles está azul", brincou.

Outro "menino" que se destacou na partida deste domingo foi o ponta Thiago Alves, de 25 anos, que agradou o treinador devido à firmeza e a precisão no saque. O jogador atuou ao lado do levantador Bruninho, seu ex-companheiro de Cimed, clube de Florianópolis.

"O fato dele e do Bruno terem jogado juntos em clubes, dá a ele uma maior tranquilidade. Jogou com sabedoria, com inteligência, é um cara que está conquistando isso, está amadurecendo como atleta. Ele pode se tornar um jogador fundamental para a gente", declarou Bernardinho.

O grupo do Brasil que viajará para a Finlândia para a disputa da quarta etapa da Liga Mundial contará com dezesseis atletas. Os jogadores mais jovens seguem treinando com os mais experientes e a escalação dependerá das condições físicas e dos retornos do ponta Giba e do oposto Leandro Vissoto.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade