6 eventos ao vivo

Boxe: Everton vai para a final e Esquiva fica com bronze em Baku

7 out 2011
09h03
atualizado às 15h48

Com medalhas já garantidas para o Brasil, os pugilistas Everton Lopes e Esquiva Florentino obtiveram resultados diferentes nesta sexta-feira no Mundial de Boxe de Baku, no Azerbaijão. Everton triunfou sobre o italiano Vincenzo Mangiacapre, avançou à final e, consequentemente, já assegurou a prata. Esquiva, por sua vez, caiu diante do japonês Ryota, mas ficou com o bronze.

Everton (até 64kg) foi o primeiro a lutar e venceu o italiano Vincenzo Mangiacapre. Dominando o confronto, o brasileiro venceu os três assaltos e terminou com a vantagem de 16 a 7. Mesmo com a derrota, o italiano levou o bronze, pois não houve a disputa de terceiro lugar. Everton agora disputa a medalha de ouro contra o ucraniano Denys Berinchyk.

Pela categoria até 75kg, Esquiva Florentino estava desconcentrado na semifinal e foi derrotado por 24 a 11 em disputa acirrada contra o japonês Ryota. O asiático manteve a guarda fechada por toda a luta, anulou a agressividade do brasileiro e foi melhor na briga. Mesmo assim, Esquiva volta para o Brasil com a medalha de bronze, pois não houve a disputa do terceiro lugar.

Com as medalhas, Everton e Esquiva quebram um tabu de 25 anos, pois o último brasileiro a obter uma medalha em mundiais havia sido José Rodrigues, dono de um bronze em 1986. Além disso, os dois lutadores já tinham garantido a vaga para os Jogos de Londres em 2012. O mundial concede dez vagas para a Olimpíada em cada categoria.

Outro brasileiro ase classificar para os Jogos de 2012 foi Robson Conceição (até 60kg). Na terça-feira, ele havia derrotado o campeão Vasyl Lomachenco, da Ucrânia, pelo placar apertado de 20 a 19, pelas oitavas de final. Porém, a Federação Ucraniana reclamou alegando que seu atleta tinha sido penalizado de forma incorreta e obteve a alteração do resultado.

Após esta decisão, a classificação para as quartas e para o torneio olímpico de Londres em 2012 ficaram com Lomachenco. Mas, Robson angariou uma vaga na Olimpíada justamente com a vitória do ucraniano sobre o italiano Domenico Valentino na semifinal nesta sexta-feira.

Fonte: Terra
publicidade