PUBLICIDADE

Vôlei

Brasil estreia com volta de Ricardinho após 5 anos e desfalques

18 mai 2012 - 09h06
(atualizado às 10h06)
Compartilhar

A Seleção Brasileira de vôlei estreia nesta sexta-feira, às 21h (horário de Brasília), contra a Polônia, pela Liga Mundial, em Toronto, no Canadá. A partida - primeira oficial da equipe no ano - está cercada pela expectativa da volta do levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, ao time. Afastado da equipe desde 2007, o atleta foi convocado pelo técnico Bernardinho no fim de abril, e desde então tem sido o centro das atenções ao longo do período de treinamentos para a competição.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Durante a preparação para a Liga Mundial no Centro de Desenvolviemento do Voleibol, em Saquarema, o levantador campeão olímpico com a Seleção nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, fez muitos trabalhos para aprimorar a velocidade. Após a convocação, Bernardinho afirmou que o time ganharia em experiência e qualidade com Ricardinho, 36 anos, mas ressaltou que a equipe não seria tão veloz como antes.

Para o confronto desta sexta, não somente o adversário, qualificado pelo técnico como um time "fortíssimo", preocupa. "Temos três desfalques. Jogadores históricos como Giba, conhecido no mundo todo, Murilo, que é uma peça importante na nossa equipe, e Leandro Vissotto, que vem sendo titular na posição de oposto", disse Bernardinho ao site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

O treinador ainda afirmou que o Brasil terá de se superar ao fazer sua estreia oficial na temporada contra os poloneses, equipe vice-campeã da Copa do Mundo em 2011 e que conta com o elenco completo. "É o nosso primeiro jogo oficial da temporada, contra uma equipe fortíssima, e isso é um complicador", disse Bernardinho. "Nosso ritmo de jogo ainda não foi adquirido e jogaremos em menos de vinte e quatro horas entre um jogo e outro, o que considero prejudicial. Mas vamos ter que lidar com isso. Temos que fazer o nosso melhor dentro das condições que, neste momento, são adversas", acrescentou o treinador brasileiro, para quem a Polônia é uma das favoritas para chegar ao pódio na Olimpíada deste ano.

Além de Polônia, Canadá e Finlândia completam o grupo da Seleção na Liga Mundial. Apesar da força do adversário desta sexta, o ponteiro Dante mostra cautela também em relação aos outros rivais desta fase do torneio. "Temos que prestar bastante atenção aos três times. Temos falado muito sobre a Polônia que, claro, é uma das favoritas, mas os outros também exigem atenção", disse Dante ao site da CBB. "A Finlândia já ganhou do Brasil, tem um volume de defesa muito alto e joga muito bem taticamente. E o Canadá tem um jogo taticamente muito bom e que sabe minar muito bem o adversário", completou.

O Brasil ainda enfrentará o Canadá, neste sábado, e a Finlândia, no dia seguinte, em Toronto. Depois dos confrontos no Canadá, as quatro seleções jogam em Katowice, na Polônia, nos dias 1, 2 e 3 de junho. A terceira etapa da competição está marcada para São Bernardo do Campo, no Brasil, entre 8 e 10 de junho. Na quarta etapa, as quatro equipes jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho. A fase final da Liga Mundial ocorrerá de 4 a 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Basquete leva ouro e Argentina faz "dobradinha" inédita:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade