PUBLICIDADE

Terra na Copa

Brasil faz clássico de alto risco para viajar tranquilo a Londres

9 jun 2012 - 08h16
(atualizado em 13/6/2012 às 10h23)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Nova Jersey (EUA)

Quando definiu junto à CBF a tabela de amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Londres, o técnico Mano Menezes sabia que a sequência se encerraria com o maior desafio diante da Argentina de Messi. O que o treinador não imaginava era que o grau de dificuldade da partida, marcada para às 16h06 (de Brasília) deste sábado, em Nova Jersey, aumentasse por conta de lesões e por uma derrota inesperada contra o México.

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996 » Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

Sem David Luiz e provavelmente sem Thiago Silva, que depende de um teste para ser liberado, Mano Menezes deve escalar uma dupla de zaga formada por dois jogadores de 21 anos que são reservas em seus clubes - Juan e Bruno Uvini -, corre o risco de perder o volante Rômulo com dores musculares e teve de mudar a lateral direita diante das falhas de marcação de Danilo. Justamente contra um time embalado por uma goleada de 4 a 0 sobre o Equador, que tem o melhor jogador do mundo como camisa 10, conta com atacantes como Agüero e Higuaín e ostenta média de 27 anos.

Mano contemporiza a situação. "Os jovens terão personalidade para jogar, disso eu não tenho dúvida nenhuma. Você pode, como jovem, querer fazer coisas não tão necessárias. E isso não é falta de personalidade. Quando jovem você não tem receio, e o perigo pode estar numa situação dessas. Vamos criar como criaríamos contra qualquer seleção do mundo", disse.

O Brasil, com uma média de idade de 22 anos e uma equipe em formação, vem de uma derrota para o México e um segundo fracasso aumentaria o questionamento em cima da Seleção de Mano às vésperas da Olimpíada. Por outro lado, uma vitória convincente confirmaria um saldo positivo na sequência que começou com vitórias diante de Dinamarca e Estados Unidos.

Mano enxerga um balanço positivo até agora e defende com unhas e dentes a atuação brasileira contra os mexicanos. Em sua avaliação, a derrota foi ocasional. "Não é justo isolar um jogo, nem para um lado ou para outro. Estou satisfeito com o que a Seleção Olímpica fez até aqui. Era isso que queríamos confirmar como ideia, a maioria que vai a Londres está aqui", argumenta.

Presente

José Maria Marin, empossado presidente da CBF no começo deste ano, marcou presença na semana anterior a Brasil x Argentina. Conversou diariamente com o diretor de Seleções Andrés Sanchez, esteve na concentração brasileira por duas vezes e assistiu ao último treino em Nova Jersey. O acompanhamento teve ainda mensagens de apoio a Mano e a promessa de sequência de trabalho aconteça o que acontecer diante da Argentina.

Marin disse anteriormente que Mano seria cobrado por resultados, o que deu à Olimpíada de Londres um peso muito grande na continuidade do trabalho. Nos Estados Unidos, onde assistiu também à derrota para o México em Dallas, o discurso é conciliador, com elogios a Mano e palavras para passar tranquilidade antes de uma partida de alto grau de dificuldade. "Não é a cobrança de resultado imediato. A derrota pode acontecer, mas acho que precisa existir um caminho, uma mudança de mentalidade, e a Seleção tem apresentado isso", disse.

Neymar x Messi

O duelo também marcará a terceira partida entre Neymar e Messi. Nas duas anteriores, o argentino levou a melhor, com vitórias no amistoso entre as seleções no final de 2010 e no titulo mundial do Barcelona sobre o Santos em 2011. Messi vem embalado por uma de suas melhores performances na goleada sobre o Equador por 4 a 0. Neymar esteve apagado contra o México e foi cobrado pelo excesso de individualidade.

Quase amistoso

Treinos fechados, mistérios na escalação e vitória a qualquer custo. O duelo Brasil e Argentina não tem quase nada de amistoso. "Para mim, é um dos melhores jogos que tem, porque todo mundo quer jogar, todo mundo está vendo. Isso é importante para a carreira do jogador que está disputando um jogo desse", disse Marcelo.

O respeito mútuo fez com que os dois técnicos flertassem com equipes mais resguardadas. Alejandro Sabella não confirmou o time, mas assim como Mano cogita a entrada de um meio-campista no lugar de um atacante. Agüero deve ir para o banco de reservas.

Apenas o técnico Sabella deu entrevistas na Argentina antes do duelo com o Brasil. Com um discurso respeitoso, disse que a diferença de experiência das equipes pouco vai interferir na partida. "Isso não faz diferença quando são bons jogadores. Eu me lembro que em 1996, nos Jogos de Atlanta, eu fui como colaborador de Passarella na seleção. Depois, o time teve 9 jogadores titulares na Copa de 98", argumentou.

Homenagem

A partida terá uma homenagem ao ex-atacante Bebeto. O ex-jogador, segundo o presidente José Maria Marin, estará no MetLife Stadium. Bebeto atualmente exerce cargo no conselho administrativo do Comitê Organizador da Copa de 2014, também presidido por Marin.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x ARGENTINA

Vitória sobre a Argentina pode dar tranquilidade ao técnico Mano Menezes
Vitória sobre a Argentina pode dar tranquilidade ao técnico Mano Menezes
Foto: Mowa Press / Divulgação

Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)

Data: 9 de junho de 2012 (sábado)

Horário: 16h06 (de Brasília)

Árbitro: Jair Marrufo (Estados Unidos)

Assistentes: Eric Boria e Frank Anderson (ambos dos Estados Unidos)

BRASIL: Rafael Cabral; Rafael, Thiago Silva (Bruno Uvini), Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Hulk, Leandro Damião (Casemiro) e Neymar

Técnico: Mano Menezes

ARGENTINA: Orion (Romero); Zabaleta, Fernández, Garay e Clemente Rodríguez; Gago, Mascherano, Dí Maria e Sosa (Agüero); Messi e Higuaín

Técnico: Alejandro Sabella.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade