PUBLICIDADE

Vôlei

Brasil sofre com erros, mas bate Itália e soma 5ª vitória

16 jun 2012 - 23h15
(atualizado em 17/6/2012 às 00h16)
Compartilhar
EMANUEL COLOMBARI
Direto de São Bernardo do Campo (SP)

A Seleção Brasileira feminina de vôlei conquistou neste sábado sua quinta vitória em cinco jogos pelo Grand Prix 2012. Jogando pela segunda rodada do Grupo E da competição, as comandadas de José Roberto Guimarães voltaram a enfrentar a irregularidade no começo da partida, mas derrotaram a Itália por 3 sets a 2 (parciais de 26/24, 14/25, 25/15, 24/26 e 16/14) e mantiveram a invencibilidade na competição.

O principal destaque do Brasil foi a oposto Sheilla, com 19 pontos, seguidos dos 15 de Thaisa. Pela Itália, destaque para Francesca Piccinini, com 25 pontos.

Com o resultado, o Brasil chega a 11 pontos no torneio - foram seis pontos três vitórias por 3 sets a 2 da primeira semana, três da vitória por 3 sets a 1 sobre a Alemanha na sexta-feira e outros dois com o jogo deste sábado. A Itália tem cinco pontos.

O time voltará a entrar em quadra neste domingo, às 13h15 (de Brasília), para enfrentar os Estados Unidos. As americanas lideram a competição com 15 pontos, com cinco vitórias em cinco jogos - todas valeram três pontos, já que nenhuma aconteceu pelo apertado placar de 3 sets a 2. Assim, mesmo se vencer sua terceira partida no ABC Paulista, o Brasil não assume a liderança em virtude do critério de sets average.

A quinta vitória americana veio neste sábado, na preliminar do jogo entre Brasil e Itália: 3 sets a 0 sobre a Alemanha, com parciais de 25/23, 25/23 e 25/17. Neste domingo, às 15h15, italianas e alemãs se enfrentam e encerram o Grupo E. A partida também acontece em São Bernardo do Campo.

O jogo

O Brasil entrou em quadra com Fabiana, Paula Pequeno, Thaísa, Jaqueline, Fabi (líbero) e Fabíola, enquanto a Itália foi escalada sem a líbero Monica de Gennaro, com Anzanello, Rondon, Ortolani, Piccinini, Bosetti e Folie. E a exemplo do que aconteceu na véspera, diante da Alemanha, as comandadas de José Roberto Guimarães começaram a partida cometendo diversos erros de ataque. Até a primeira parada técnica, com 8/5 para as rivais, o time não conseguiu estar à frente do placar em nenhum momento - no máximo, empatou em 4/4. O panorama não mudou nos minutos seguintes, e a equipe de Marco Bracci chegou a fazer 12/7 em um erro de saque de Jaqueline.

As donas da casa conseguiram reagir e encostaram no placar, com 13/12 para as italianas, graças aos saques de Sheilla. Porém, as adversárias conseguiram manter o controle em momentos decisivos, como nos saques de Fabiana (17/16) e Jaqueline (20/19) que poderiam empatar a parcial. Tudo parecia perdido quando a Itália abriu 24/21, mas a entrada de Priscila para sacar na vaga de Paula Pequeno causou a reviravolta: com o serviço da camisa 25 atrapalhando a defesa italiana, o Brasil conseguiu uma improvável virada e fechou em 26/24, com Jaqueline baixando a bola na rede.

No segundo set, com Mari em quadra pelo Brasil, o equilíbrio se manteve, e a primeira parada técnica acontece quando a equipe de José Roberto Guimarães vencia por 8/7. Na segunda, porém, foi Zé Roberto quem chamou suas atletas ao banco quando o placar indicava 13/10 para a Itália. Pior: com Ortolani inspirada no saque, as italianas abriram 15/11 e deram indícios de que poderiam empatar o jogos em São Bernardo do Campo.

Assim como fez no primeiro tempo, o técnico do Brasil sacou Paula Pequeno para a entrada de Priscila. Entretanto, diante dos eficientes serviços das italianas e dos sucessivos erros de ataque, a Seleção não conseguiria repetir a virada conquistada no set anterior. Resultado: em apenas 22 minutos, a Itália fechou o segundo set em 25/14, graças a um ataque de Anzanello - no caso, o 17º ataque italiano na parcial.

O bom jogo das brasileiras só apareceu no terceiro set, quando conseguiram abrir 4/0 logo de cara. Desta vez, o saque voltou a entrar com eficiência e a defesa italiana não conseguia sucesso na recepção: com Fabíola servindo e um bloqueio duplo de Thaisa e Sheilla, o Brasil abriu 12/7, sua maior vantagem até então ao longo de toda a partida.

Com 19/12, Zé Roberto mais uma vez colocou Priscila em quadra - agora, no lugar de Fabiana, em substituição que durou pouco. Graças à eficiência de Sheilla (seis pontos) e Jaqueline, e aos 16 pontos de ataque, o Brasil conseguiu manter a vantagem confortável até o final da parcial. Assim, com um saque venenoso de Thaísa, o Brasil deu o troco e fez 2 sets a 1, com 25/15 em 22 minutos.

No quarto set, mesmo com um bom começo, o Brasil permitiu que a Itália virasse e fizesse 12/9, assustando a torcida. A Seleção reagiu e encostou, diminuindo para 12/11 em uma bola que Lucia Bosetti esperou cair fora da quadra, e que pingou dentro. Mesmo com dificuldades, as donas da casa foram atrás e conseguiram o empate, em ataque de Sheilla que desviou no bloqueio antes de ir para fora.

Com 16/16 no placar, a Seleção conseguiu marcar seu 17º ponto em uma improvável manchete de Fabi que caiu do outro lado da quadra. A Itália chegou a fazer 21/19 no placar, mas um erro de ataque de Ortolani empatou o marcador, 21/21. Mais uma parada técnica, e Thaísa virou o jogo em um bloqueio - mas empurrado pela torcida, o time levou a virada e tomou o 26/24, com novo empate.

No quinto e decisivo set, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem segura de três pontos na primeira parada técnica: 6/3. Com 11/8 no placar, Thaísa sacou e complicou a recepção italiana, fazendo o 12º ponto do Brasil no tie-break. A facilidade, porém, caiu por terra com sucessivos erros de recepção do Brasil, que levaram o jogo ao empate por 13/13.

No fim, Sheilla ainda errou um ataque fácil, cortando na fita e deixando a Itália a um ponto da vitória: 14/13. Mas o Brasil virou, 15/14, com um ataque italiano para fora; aí, em belo rali, Paula Pequeno atacou pela direita e conquistou a vitória: 16/14.

Jogadores do Brasil celebram vitória suada sobre as italianas
Jogadores do Brasil celebram vitória suada sobre as italianas
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade