PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Brasil tem início promissor em Londres e já atinge 20% da meta do COB

28 jul 2012 - 18h48
(atualizado às 20h07)
Compartilhar

Com um ouro, uma prata e um bronze no primeiro dia de disputas nos Jogos de Londres, o Brasil não só conseguiu seu melhor início de Olimpíada de todos os tempos, mas também já atingiu 20% da meta das 15 medalhas estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

O ouro feminino inédito, conquistado pela judoca Sarah Menezes no peso ligeiro (até 48 kg), a prata do nadador Thiago Pereira nos 400 m medley e o bronze do também judoca Felipe Kitadai levaram o Brasil ao quarto lugar no quadro de medalhas neste início de competição, ao lado da Coréia do Sul e atrás de China, Itália e Estados Unidos.

"Estamos melhorando a cada ano e a cada Jogos Olímpicos", disse Thiago Pereira, após receber a primeira medalha em uma Olimpíada, ao ser perguntado se o Brasil estava mostrando força já para os próximos Jogos, que serão realizado no Rio de Janeiro.

A preparação dos atletas brasileiros para Londres, a última Olimpíada antes dos Jogos do Rio, em 2016, é a mais cara e completa já realizada pelo COB, mas ainda assim os dirigentes anunciaram uma meta de apenas repetir a conquista das 15 medalhas dos Jogos de Pequim, em 2008.

O grande salto de qualidade que o Brasil espera dar será daqui a quatro anos, com a expectativa de terminar pela primeira vez entre os 10 primeiros no quadro de medalhas. O governo federal vai apresentar um plano de apoio ao esporte de alto rendimento, com volume recorde de recursos, após o encerramento dos Jogos de Londres, para se atingir esse patamar.

"O objetivo é que o quadro de medalhas na Olimpíada do Rio de Janeiro seja compatível com a nossa condição de país sede da Olimpíada. Todos os países que sediaram Olimpíada tiveram um plano relacionado com os seus objetivos", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após assistir à medalha de ouro de Sarah Menezes.

Na capital britânica, os atletas brasileiros recebem uma estrutura comparável a das potências olímpicas, como EUA e Austrália, de forma que não haja desculpas dos competidores que não conseguirem os resultados esperados, de acordo com o superintendente executivo de esporte do COB, Marcus Vinícius Freire.

O principal investimento foi o aluguel do centro esportivo Crystal Palace, o quartel-general do Brasil em Londres, com locais de treino, alimentação e acomodação exclusivos para os brasileiros. Além disso, a maior parte da delegação conta com recursos do programa do governo federal: Bolsa Atleta.

O valor do investimento feito pelo COB na preparação dos atletas não foi divulgado, mas o Comitê garante que é o maior da história. As 15 medalhas do Brasil em Pequim (três de ouro, quatro de prata e oito de bronze) foram em atletismo, natação, vôlei, vôlei de praia, vela, futebol e taekwondo. Em Londres, a expectativa de subir ao pódio é praticamente nas mesmas modalidades.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Felipe Kitadai conquistou a primeira medalha do País nos Jogos Olímpicos de Londres
Felipe Kitadai conquistou a primeira medalha do País nos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: Bruno Santos / Terra
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade