PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Brasileiro minimiza déficit de visão de recordista: "não é problema"

27 jul 2012 - 08h02
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de Londres

O brasileiro Daniel Xavier, primeiro atleta do País a competir individualmente na Olimpíada de Londres 2012, minimizou após a prova classificatória do tiro com arco, nesta sexta-feira, o problema de visão do sul-coreano Dong Hyun Im, que quebrou o próprio recorde mundial fazendo 699 de 720 pontos possíveis. Para o arqueiro mineiro, a condição do asiático - considerado legalmente deficiente visual pela Organização Mundial de Saúde - não atrapalha em nada seu desempenho.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

"Ele tem um problema de visão e enxerga só as cores do alvo, mas não chega a ser um problema", disse Daniel. "Ele tem esse déficit de visão, mas a forma dele (é excelente), ele atira muito bem. Tanto que bateu o recorde mundial, olímpico, anteriormente na Copa do Mundo também havia batido".

Dong-Hyun Im, 26 anos, já tem duas medalhas de ouro olímpicas: foi campeão com a equipe sul-coreana em Atenas 2004 e Pequim 2008. Com apenas 20% da visão no olho direito e 10% no esquerdo, ele se recusa a operar a vista ou usar lentes corretivas durante as competições. Enxergando apenas as cores do alvo, ele é favorito a finalmente quebrar o tabu da Coreia do Sul de nunca ter vencido um ouro individual masculino no tiro com arco, esporte de alta popularidade no país.

"É uma nação que valoriza (o tiro com arco)", afirmou Daniel. "Neste round classificatório, eles (sul-coreanos) têm essa metodologia e disciplina, e atiram muito bem. Mas no eliminatório masculino, por exemplo, nunca ganhou o ouro. No round eliminatório você tem mais chances de ganhar dos favoritos. Então, apesar de não ter alcançado meu objetivo, que era entrar pelo menos entre os 30 primeiros, vou com confiança".

Daniel ficou com a 51ª colocação entre os 64 arqueiros que disputaram o classificatório, etapa que serve apenas para emparelhar os confrontos da rodada eliminatória. Com 653 pontos, o brasileiro disputará a primeira fase de mata-mata contra o polonês Rafal Dobrowolski, que finalizou em 14º na etapa desta sexta-feira, com 672 pontos.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Daniel terminou o qualificatório na 51ª colocação
Daniel terminou o qualificatório na 51ª colocação
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade