PUBLICIDADE

Boxe

Britânica que trocou futebol por boxe quer acabar com preconceito

25 jul 2012 - 05h39
(atualizado às 06h21)
Compartilhar

Natasha Jones é a primeira britânica a se classificar para a disputa de boxe nos Jogos Olímpicos e com isso quer acabar definitivamente com o preconceito na modalidade, segundo informações do jornal inglês Daily Mirror. A atleta, 28 anos, tinha a esperança de se tornar jogadora de futebol profissional e chegou, inclusive, a ganhar uma bolsa para a faculdade de São Pedro, em Nova Jersey, nos EUA. Ela vai disputar a categoria até 60 kg em Londres.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Contudo, uma lesão não deixou Jones continuar em busca desse sonho. Ela contou, segundo o jornal, que quando foi para os Estados Unidos Mia Hamm - considerada uma das melhores jogadoras de todos os tempos - havia acabado de fechar um contrato publicitário milionário. Com a lesão, Jones encontrou no boxe a esperança de continuar no esporte.

A britânica afirmou ainda que agora sonha em acabar com o preconceito existente com relação à participação de mulheres nesse esporte. A disputa feminina do boxe profissional começou a crescer a partir de 1990 nos Estados Unidos, mas promotores chegaram a entrar com pedidos para que o evento fosse proibido por considerar que era um esporte muito bruto para mulheres.

Jones disse que foi superando os obstáculos aos poucos e que, no início, alguns treinadores podiam até sair do ringue quando ela chegava para treinar. Ela acredita que uma grande participação em Londres faça as pessoas olharem de maneira diferente para o esporte e o preconceito diminua.

A atleta ressaltou que o preconceito precisa acabar e que as pessoas têm de parar de ver as mulheres como delicadas demais para participar desta modalidade. Assim como Jones, outras 36 boxeadoras vão disputar em Londres a competição que marca a estreia dessa modalidade para mulheres em uma Olimpíada, ante 250 no masculino. No feminino, o boxe olímpico possui três categorias, enquanto no masculino há dez.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Natasha Jonas é a primeira mulher britânica a se classificar para a disputa de boxe na Olimpíada
Natasha Jonas é a primeira mulher britânica a se classificar para a disputa de boxe na Olimpíada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade