PUBLICIDADE

Britânicos aceitam derrota e criticam "showman" Neymar por encenação

20 jul 2012 - 21h27
(atualizado às 22h37)
Compartilhar

A imprensa britânica foi unânime nesta sexta-feira ao analisar como previsível a derrota por 2 a 0 para o Brasil, em amistoso disputado em Middlesbrough, no último teste das equipes antes dos Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, se por um lado mostrou conformismo com a superioridade da Seleção Brasileira em relação ao recém-formado time da Grã-Bretanha, a mídia local também não deixou de criticar Neymar pela tentativa de cavar um pênalti no jogo, inclusive classificando o atacante como "showman".

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A alcunha foi dada pelo jornal Daily Mail, que pegou pesado ao reprimir a atitude do santista, bastante vaiado pela torcida britânica no Riverside Stadium. Para a publicação, ao tentar ludibriar o árbitro a marcar uma falta inexistente na área, aos 32min, Neymar mostrou o "lado obscuro" do futebol brasileiro. Além disso, a publicação também lembrou que quando marcou o gol de pênalti - o segundo do Brasil no amistoso -, o atacante comemorou com as mãos atrás das orelhas, provocando os torcedores.

Enquanto o Daily Mail aposta que o lado "showman" de Neymar deve aparecer mais vezes durante a Olimpíada, o Telegraph vai além na crítica, deixando claro que o atacante só conseguirá liderar o Brasil ao inédito ouro olímpico caso controle o ímpeto. "Se ele (Neymar) conseguir o equilíbrio entre a indulgência e a ingenuidade da forma correta, poderá levar sua equipe ao ouro em Wembley", escreve o diário.

O site da rede BBC também ressaltou o "lado teatral" de Neymar, mas no todo a imprensa britânica não deixou de se derreter em elogios ao time brasileiro, assim como ao próprio atacante santista. O Telegraph chamou o jogador de "mágico", o Daily Mail viu sua "habilidade extravagante", e o The Sun adjetivou o craque como "brilhante". Além dos adjetivos, também lembraram que é a maior revelação atual do futebol brasileiro, visto como favorito ao ouro pelos britânicos.

Outro jogador do Brasil exaltado no Reino Unido foi Oscar. O meia do Internacional, que tem tudo acertado para reforçar o Chelsar na próxima temporada, foi classificado como "nada mau jogador" pelo Telegraph e também elogiado pelo The Sun. Já o texto da BBC analisa mais a fundo a atuação do jogador e diz que ele foi "soberbo" ao encontrar espaços no meio de campo e fazer bons passes.

Já quanto ao time da Grã-Bretanha, que não fazia uma aparição em público desde 1960, a mídia local se mostrou pessimista e pouco esperançosa sequer na possibilidade de conquista de uma medalha. Ao passo que o Brasil ganhou elogios pelo "time ajeitado", como definiu o Telegraph, a equipe britânica tem pouco crédito da imprensa, que ainda espera ver o técnico Stuart Pearce melhorar o time até a estreia no torneio olímpico.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Neymar gesticulou para a torcida britânica que o vaiava ao marcar o segundo gol do Brasil no amistoso
Neymar gesticulou para a torcida britânica que o vaiava ao marcar o segundo gol do Brasil no amistoso
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade