PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Chineses condenam "entregada" e falam em não aplaudir possível ouro

1 ago 2012 - 08h23
(atualizado às 20h28)
Compartilhar

A derrota da dupla chinesa Xiaoli Wang e Yang Yu, número 1 do mundo no badminton, continua causando polêmica. Após a dupla ser acusada de ter entregado o jogo propositalmente para pegar um adversário teoricamente mais fácil na fase seguinte e ser excluída dos Jogos por conta desta atitude, a agência estatal chinesa Xinhua publicou um editorial criticando a atitude dos atletas.

» Relembre os jogos da chave feminina do badminton

» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A acusação de que a dupla teria entregado o jogo veio após uma série de erros que não costumam ser vistos em jogos dessa equipe, como saques na rede. Em comunicado, a agência chinesa disse que o comportamento dos atletas viola gravemente o espírito olímpico e afirma que mesmo que a dupla ganhe o ouro, possivelmente o público chinês não vai aplaudir.

A agência ainda endurece as críticas, afirmando que a moralidade deve vir antes de qualquer coisa no esporte, e aponta que quem viola essa regra deve ser criticado e menosprezado.

De acordo com a rede britânica ITV News, a dupla chinesa teria entregado o jogo para não enfrentar as compatriotas Tian Qing e Zhao Yunlei, segundas colocadas no ranking mundial. As sul-coreanas Jung Kyung-Eun e Kim Ha-Na, adversárias da dupla chinesa na suposta entregada, venceram a polêmica partida por 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/11.

Além de expulsar as chinesas, a Federação Mundial de Badminton desqualificou as as indonésias Greysia Poli e Meiliana Jauhari, além de duas duplas coreanas: Jung Kyung-eun e Kim Ha-na, e Ha Jung-eun e Kim Min Jung, por comportamento semelhante.

Especialistas no esporte culpam a nova regra pelo ocorrido. O badmintom era disputado em eliminatórias até a última Olimpíada, em Pequim, mas as regras mudaram para chaveamento com grupos em Londres.

À BBC, o treinador sul-coreano Han Sung-Kook disse que foram os chineses que começaram a jogar para perder, já que eles supostamente não queriam uma disputa entre duplas do mesmo país já na semifinal.

Contudo, a jogadora Yang Yu afirmou que sua equipe estava simplesmente poupando fôlego para a fase final e elogiou a dupla sul-coreana, avaliando que os adversários eram realmente muito fortes.

Gail Emms, medalhista de prata na Olimpíada de Atenas na modalidade pela Grã-Bretanha, afirmou à BBC que estava furioso e que, se a federação quiser salvar a reputação do esporte, teria de excluir todos os atletas que possivelmente tenham entregado as partidas em Londres.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Dupla chinesa é acusada de entregar partida para se beneficiar no chaveamento
Dupla chinesa é acusada de entregar partida para se beneficiar no chaveamento
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade