PUBLICIDADE

Ciclismo brasileiro deve ter mais três vagas e recorde em Londres

31 mai 2012 16h52
| atualizado em 1/6/2012 às 10h00
Publicidade

Com o fechamento do ranking olímpico de ciclismo de estrada por nações, o Brasil ficou muito perto de garantir mais três vagas femininas nos Jogos de Londres e ter a maior delegação brasileira da modalidade em Olimpíadas.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Na semana que vem, a União de Ciclismo Internacional (UCI - entidade máxima da modalidade) deve confirmar o País na 13ª posição do ranking olímpico feminino, posição que dá direito a três vagas nos Jogos da capital inglesa.

Como as supostas vagas são do País, caberá a Confederação Brasileira de Ciclismo definir os três nomes. Entretanto, sete atletas - que participaram ativamente do ciclo olímpico e do ranking por nações - já estão "pré-selecionadas" caso a classificação se concretize.

Destas sete, duas (Márcia Fernandes e Valquíria Pardial) são consideradas apostas para o futuro, visando principalmente os Jogos do Rio 2016. Porém, como a convocação será feita baseada nos aspectos técnicos da prova em Londres, não será uma grande surpresa se elas estiverem entre os três nomes.

As atletas mais cotadas para assumirem os três prováveis postos são: Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes, Flávia Paparella, Fernanda da Silva Souza e Uenia Fernandes.

A elite do ciclismo de estrada feminino brasileiro é formada em grande parte pelo "clã Fernandes". Quatro atletas da família estão entre as "tops" do País. Márcia é a irmã mais nova de Clemilda e Janildes, e Uenia é prima das três.

O ciclismo brasileiro já tem seis vagas confirmadas para a Olimpíada deste ano (três no ciclismo de estrada masculino, duas no BMX e uma no mountain bike). Com estas prováveis três classificações, serão nove atletas do País pedalando em Londres, um recorde para o Brasil na modalidade.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Quatro atletas do "clã Fernandes" fazem parte da elite do ciclismo de estrada feminino brasileiro
Quatro atletas do "clã Fernandes" fazem parte da elite do ciclismo de estrada feminino brasileiro
Foto: Tarian Chaud / Terra
Fonte: Terra
Publicidade