PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

COI: candidatas aos Jogos de Inverno de 2018 têm condições iguais

10 mai 2011 - 07h50
(atualizado às 09h22)
Compartilhar

As três cidades candidatas a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 - Munique (Alemanha), Annecy (França) e Pyeongchang (Coreia do Sul) - estão em igualdade de condições em seus projetos, conforme relatório publicado nesta terça-feira pela comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

As diferenças, que até em então eram favoráveis a Munique e Pyeongchang e que constavam no relatório preliminar de 2010, foram igualadas em grande parte por Annecy, apesar do COI ainda considerar que o mapa de instalações e de alojamentos é o mais disperso.

"A comissão acredita que as três cidades poderiam organizar com sucesso os Jogos de 2018, cada uma dentro de seu próprio conceito. Todas oferecem ao COI uma opção viável, embora a natureza de cada projeto apresente diferentes riscos", resume o relatório da entidade.

Para a equipe de avaliadores dirigida pela sueca Gunilla Lindberg, as três candidatas têm experiências em organizações eventos, garantias financeiras, orçamentos bem fundamentados e baixos riscos de problemas de segurança.

Pela pesquisa do próprio organismo olímpico, Pyeongchang ganha em apoio popular, com 92%, seguida por Munique com 60%. Annecy tem 51% de apoio da população.

Presidido por Jacques Rogge (esq), COI vê igualdade de condições entre cidades candidatas
Presidido por Jacques Rogge (esq), COI vê igualdade de condições entre cidades candidatas
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade