PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

COI confirma candidatos a Jogos de 2020 e divulga programação

16 fev 2012 - 08h53
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, por meio de nota oficial, os candidatos a receber os Jogos Olímpicos de 2020. O prazo de inscrição se encerrou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, com cinco cidades na briga: Istambul (Turquia), Tóquio (Japão), Baku (Azerbaijão), Doha (Catar) e Madrid (Espanha).

Segundo a programação divulgada pelo órgão, um grupo de trabalho será nomeado para estudar os programas apresentados, dando início à primeira fase de seleção. Em maio, o COI se reúne em Quebec, no Canadá, para definir e divulgar quais cidades terão a candidatura confirmada. A decisão final só sai em 7 de setembro de 2013, em Buenos Aires, na Argentina.

Entre os cinco inscritos, apenas um já recebeu uma edição de Jogos Olímpicos: Tóquio, no Japão, em 1964. A cidade já havia sido eleita para receber a edição de 1940, mas o país invadiu a China e levou o COI a mudar a sede do evento para Helsinque, na Finlândia. Por fim, os Jogos foram cancelados por conta do início da Segunda Guerra Mundial.

A Espanha também já recebeu uma edição olímpica, em Barcelona, em 1992. Os outros países não tiveram tal honraria, mas estão na rota de grandes eventos internacionais. Baku, por exemplo, recebeu o Mundial de atletismo de 2011. O Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022, e pode aproveitar o momento para garantir também sua primeira Olimpíada, assim como fez o Rio de Janeiro, sede do Mundial de futebol de 2014 e dos Jogos de 2016.

Presidido por Jacques Rogge, COI tem cinco candidatos para optar pelos Jogos de 2020
Presidido por Jacques Rogge, COI tem cinco candidatos para optar pelos Jogos de 2020
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade